A gênese da escola pública e a expansão capitalista processos europeu e brasileiro

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Edlaine Anazar Marcolino
Neide de Almeida Lança Galvão Favaro

Resumo

Este estudo objetiva analisar as origens históricas e funções da escola pública nos contextos europeu e brasileiro, considerando suas articulações com a expansão do capital. A análise histórica e bibliográfica, de cunho qualitativo, ampara-se no referencial do materialismo histórico. Identifica distintos percursos em variados países, caracterizando as particularidades da constituição da educação pública em meio ao processo de avanço do capitalismo, no decorrer dos séculos XIX e XX. Sua criação acompanha o acirramento das contradições típicas dessa sociabilidade, exercendo a função de auxiliar no controle social, político e ideológico necessário para a reprodução social.

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Artigos
Biografia do Autor

Edlaine Anazar Marcolino, UNESPAR/Paranavaí

Pedagoga e Mestre em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

Neide de Almeida Lança Galvão Favaro, UEM

Doutora em Educação (UFSC), Professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM)  e do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ensino – Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR).

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