A gênese da escola pública e a expansão capitalista processos europeu e brasileiro
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo objetiva analisar as origens históricas e funções da escola pública nos contextos europeu e brasileiro, considerando suas articulações com a expansão do capital. A análise histórica e bibliográfica, de cunho qualitativo, ampara-se no referencial do materialismo histórico. Identifica distintos percursos em variados países, caracterizando as particularidades da constituição da educação pública em meio ao processo de avanço do capitalismo, no decorrer dos séculos XIX e XX. Sua criação acompanha o acirramento das contradições típicas dessa sociabilidade, exercendo a função de auxiliar no controle social, político e ideológico necessário para a reprodução social.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação sob a licença Creative Commons Attribution (CC BY).
Referências
ALVES, Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. 4. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
ANDERY, Maria Amália Pie Abib et al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 12. ed. São Paulo: Garamond; EDUC, 2003.
ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 1996.
ARRUDA, José Jobson de Andrade. História moderna e contemporânea. 9. ed. São Paulo: Ática, 1978.
BITTAR, Marisa; BITTAR, Mariluce. História da Educação no Brasil: a escola pública no processo de democratização da sociedade. Acta Scientiarum Education, UEM, Maringá, v. 34, n. 2, p. 157-168, jul./dez. 2012. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/17497. Acesso em: 10 abr. 2024.
CASTANHO, Sérgio. Transformações históricas da escola pública no Brasil ou: como chegamos à escola estatal que temos? In: LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Demerval (Orgs.). História, Educação e Transformação: Tendências e Perspectivas para a Educação Pública no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2011. p. 87-108.
COGGIOLA, Osvaldo. A Comuna de 1871: antecedentes e consequências. In: PINHEIRO, Milton (Org.). 140 anos da Comuna de Paris. São Paulo: Outras Expressões, 2011. p. 13-28.
CUNHA, Luiz Antônio. Ensino religioso nas escolas públicas: a propósito de um seminário internacional. Educação & Sociedade, v. 27, n. 97, p. 1235–1256, set. 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302006000400008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/Vq4gGmvQLsTzdpggStgqV3L/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 16 nov. 2023.
FELTRIN, Tascieli; CORRÊA, Guilherme Carlos; RIGUE, Fernanda Monteiro. As reformas do ensino e a formação de um currículo nacional, no Brasil. Revista Cocar, Belém, v. 12, n. 23, p. 288-317, jan./jun. 2018. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/1729. Acesso em: 30 jul. 2023.
GARCIA, Jeferson Diogo de Andrade; LAZARINI, Ademir Quintilio; BARBIERI, Aline Fabiane; MELLO, Rosangela Aparecida. A origem da escola pública no século XIX: contraposição ou coerência com as necessidades do capital? Revista Tempos e Espaços em Educação. Sergipe, v. 10 n. 21, p. 177-190, jan./abr. 2017. DOI: 10.20952/revtee.v10i21.6341. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/6341. Acesso em: 2 mar. 2024.
LUZURIAGA, Lorenzo, História da educação e da Pedagogia. Trad. Luiz Damasco Penna. 15. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1984.
MANACORDA, Mario Aligheiro. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. Rev. Trad. Rosa dos Anjos Oliveira; Paolo Nosella. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1992.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Obras Escolhidas. V. 1. São Paulo: Alfa-Omega, s/d. p. 21-47.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2008.
NETTO, José Paulo. Pequena História da Ditadura Brasileira (1964-1985). São Paulo: Cortez, 2014.
NOGUEIRA, Francis Mary Guimarães; BORGES Lilian Faria Porto. A efetivação da universalização do ensino fundamental e o processo de democratização no Brasil. Rev. Histerdbr on-line, Campinas, n. 16, p. 84-96, dez. 2004. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4788/art6_16.pdf. Acesso em: 13 set. 2023.
RIBEIRO, Maria Luísa Santos. História da Educação Brasileira: a organização escolar. 13. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1993.