Jornada de Saúde no ensino técnico em Farmácia: aliando teoria e prática para uma formação profissional integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.3.9927

Resumo

Resumo: Os cursos técnicos permitem uma entrada mais rápida no mercado de trabalho, com foco em habilidades práticas, e neste contexto, a aplicação de metodologias ativas no ensino, como as realizadas na Jornada de Saúde, colocam os estudantes como protagonistas do seu aprendizado e utilizam abordagens dinâmicas. Este artigo tem como objetivo apresentar a realização de uma Jornada de Saúde com estudantes do Ensino Técnico em Farmácia e discutir benefícios e desafios deste tipo de atividade, a qual teve o envolvimento interdisciplinar dos componentes curriculares dos três semestres (módulos) do curso. A proposta foi desenvolvida ao longo de três semanas, na ETEC de Praia Grande, escola vinculada ao Centro Paula Souza, governo do estado de São Paulo. A última etapa do projeto consistiu na apresentação oral e visual do projeto à comunidade escolar. A Jornada de Saúde envolveu projetos acerca do tema central: “Prevenção, Cuidados Terapêuticos e Paliativos do Câncer”, proporcionando aos estudantes uma experiência que integra conhecimentos práticos e teóricos. Os resultados indicam uma alta satisfação dos estudantes com a metodologia e um impacto positivo no aprendizado. No entanto, foram identificadas dificuldades relacionadas ao trabalho em grupo, evidenciando a necessidade de estratégias pedagógicas que melhorem a colaboração e comunicação entre os estudantes.

Palavras-chaves: Aprendizagem Ativa, Promoção da saúde, Técnicos em Farmácia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noemi Lourenço Gil, Escola Técnica Estadual de Praia Grande (ETEC - PG)

Graduada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP e licenciada em Química pela Universidade Cruzeiro do Sul. Mestra em ciências com ênfase em Imunologia pelo Instituto de ciências biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP) e doutora em ciências pelo programa de Medicina Translacional da UNIFESP - SP. Apresenta experiência em docência e em linhas de pesquisa envolvendo imunofarmacologia dos glicocorticoides, lesão pulmonar aguda e programação fetal do eixo neuroimunoendócrino.

Janara de Camargo Matos, Escola Técnica Estadual de Praia Grande (ETEC-PG)

Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Católica de Santos (UNISANTOS), com bolsa PROSUP/CAPES (2019) onde desenvolveu pesquisa epidemiológica de doenças respiratórias em moradores da área portuária de Santos (SP); Mestrado em Ciências pelo IPEN-USP (2011), com projeto sobre avaliação da qualidade de água de represas; Especialização em Orientação para Educação a Distância pela PUC-SP (2011); Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela FATEC Rubens Lara (1998); Licenciatura (formação pedagógica) em Matemática pela UNIBAN (2002); Bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo - FACIS/IBEHE (2005); Graduação em Pedagogia pela UniBF (2023). Tem experiência na área de tecnologia com análise e programação de sistemas, na qual atuou por dez anos como funcionária de grandes empresas brasileiras. Atualmente, trabalha com pesquisas em Limnologia, Epidemiologia e Gestão e Educação Ambiental e atua como professora de ensino superior e técnico na FATEC Praia Grande e ETEC de Praia Grande, ministrando disciplinas das áreas ambiente e saúde, tecnologia e metodologia científica.

Sergiana dos Passos Ramos, Escola Técnica Estadual de Praia Grande (ETEC-PG)

Possui graduação em Engenharia Bioquímica pela Universidade de São Paulo (2009) e mestrado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2020). Atualmente é doutoranda em Bioprodutos e Bioprocessos pela Universidade Federal de São Paulo. É professora concursada da Faculdade de Tecnologia Estadual de Praia Grande (Fatec Praia Grande) e da Escola de Tecnologia de Praia Grande (Etec de Praia Grande). Tem experiência na área de Biotecnologia com ênfase no desenvolvimento de nanoestruturas aplicadas a compostos bioativos. Estuda o desenvolvimento de biocosméticos utilizando produtos naturais como ativos.

Muriel Bucci, Escola Técnica Estadual de Praia Grande (ETEC-PG)

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade São Francisco (1999) e mestrado pela Universidade São Francisco (2001). Atualmente é professora do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacotécnia, atuando principalmente nos seguintes temas: farmácia e fitoterapia.

Downloads

Publicado

2025-12-03