Tecnologia educacional para o cuidado com a saúde mental de professoras
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9926Resumo
As crescentes demandas e exigências do ambiente escolar podem influenciar negativamente a saúde das professoras do ensino fundamental, levando à exaustão e ao desequilíbrio psicológico e emocional. Deste modo, o objetivo é descrever a construção de uma tecnologia educacional nos moldes de uma cartilha, desenvolvida no mestrado acadêmico em uma Universidade Federal no ano de 2021, com foco nas professoras fragilizadas emocional e psicologicamente. Trata-se de um recorte de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, realizada em quatro escolas do ensino fundamental público da região metropolitana do RJ, tendo como participantes 24 professoras e utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Após a análise e discussão dos resultados, concluiu-se que as trabalhadoras se encontram em sofrimento psíquico. Deste modo, pretendeu-se contribuir com o bem-estar das professoras com a construção de uma cartilha em formato de História em Quadrinhos. O material foi criado pelas pesquisadoras com base nos resultados do estudo, validado pelas participantes e apresentado aos órgãos responsáveis como sugestão de implementação na rede de educação do município. Espera-se que a tecnologia educacional colabore com a valorização da saúde mental das trabalhadoras da educação.