Desenvolvimento profissional docente: uma revisão integrativa no ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9903Resumen
Resumo: A construção do desenvolvimento profissional docente (DPD) pode ser realizado de forma individual e coletiva, através de estratégias que facilitam a reflexão da prática docente. Essa investigação têm como intuito identificar na literatura as contribuições e implicações na construção do DPD. Para esse, realizou-se uma revisão integrativa, em duas plataformas (Portal da CAPES e Oasisbr), com marco temporal nos últimos cinco anos. Analisou-se oito artigos, duas dissertações e duas teses, nos quais encontrou-se contribuições da prática pedagógicas para a construção do DPD, demonstrando a reflexão e reconstrução da identidade profissional. Bem como, a identificação das dificuldades e desafios que os docentes enfrentam na busca pelo DPD, sentindo-se inseguros ou até mesmo acomodados com suas ações. Contudo, se percebe a necessidade de mudança no olhar formativo, oportunizando o DPD de maneira efetiva e igualitária, com o uso de novas práticas educacionais e sem deixar de lado os anseios do corpo docente.
Palavras-chaves: construção crítica; educação em ciências; desenvolvimento profissional docente; formação colaborativa; práticas educativas.