Design gráfico e social: a revista “INTERARTE” como possibilidade de expressão comunitária e de valorização dos artistas
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9874Resumo
Resumo: A falta de acesso democrático à cultura e a ausência de incentivos artísticos têm um impacto profundo na promoção da arte e na valorização dos artistas locais, visto que barreiras econômicas, sociais e geográficas limitam o acesso da população à arte. O presente artigo tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento e criatividade de uma revista que salienta a importância da arte através da valorização de artistas visuais locais do município de Ijuí/RS, bem como destacar os benefícios que esse tipo de mídia fomenta tanto para os artistas quanto para a comunidade local. Metodologicamente o desenvolvimento do texto ancora-se em uma revisão bibliográfica e pesquisa documental, sendo que para o desenvolvimento do projeto da revista, utilizou-se a metodologia projetual sugerida por Fuentes (2006). Como resultados a pesquisa sinaliza a importância da revista “InterArte” como meio para conectar os artistas com a comunidade, privilegiando um design acessível e cativante, ao utilizar ferramentas do design editorial, emocional e social, buscando inserir o público no mundo das artes. A publicação oferece a inclusão de recursos interativos, como QR Codes, facilitando o acesso às obras, além de aprimorar a distribuição do conteúdo, haja vista que a população, por vezes, é privada de oportunidades para se conectar com manifestações artísticas, o que enfraquece a percepção de sua importância e relevância.
Palavras-chaves: Design Gráfico, Design Social, Cultura, Comunidade.