Formação continuada de técnicos em assuntos educacionais: um olhar sobre a política nacional de desenvolvimento de pessoas de um Instituto Federal
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9858Resumo
O estudo objetiva compreender a formação continuada a que têm acesso os Técnicos em Assuntos Educacionais (TAEs) do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), desenvolvida no âmbito da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP), focando o seu perfil profissional e as atribuições que exercem na Instituição. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou análise documental, consulta ao Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP), além de questionários aplicados a dez TAEs, lotados na Coordenação Pedagógica da Instituição e na Reitoria do IFPB. Também foi realizada uma entrevista semiestruturada com a gestora responsável pela supervisão desses profissionais. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. Os resultados destacaram a multiplicidade de funções atribuídas aos TAEs, embora a Resolução nº 50/2021 do Conselho Superior (CONSUPER/IFPB) preveja para o cargo as atividades de gestão e acompanhamento pedagógico, além de coordenação e assessoramento ao corpo docente e discente em ações de ensino, pesquisa e extensão. O estudo aponta que o Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP) do IFPB busca desenvolver competências e identificar necessidades de formação, mas as ações voltadas aos TAEs ainda precisam de maior consolidação e engajamento desses profissionais, devendo a instituição investir na discussão dessa política (PNDP) e de suas práticas. Para fomentar o debate e fortalecer sua formação continuada, são apresentadas sugestões dos TAEs visando à melhoria da formação continuada de acesso disponível no IFPB, com sugestões de cursos conectados diretamente às atribuições do cargo de planejamento, bem como a relação à operacionalização da formação no âmbito do PDP.