Inserção social em pesquisas de mestrado profissional com contribuições do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9845Resumo
A relevância das pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação na área da educação pode ser avaliada pelo seu potencial para atender necessidades da Educação Básica e do Ensino Superior. Este artigo tem como objetivo sistematizar contribuições de pesquisas desenvolvidas em um mestrado profissional para o atendimento de demandas da Educação Básica mediante o desenvolvimento do Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas. Com base na pesquisa bibliográfica e na abordagem qualitativa, foram analisadas dissertações que tiveram como objeto de estudo o Programa de Formação-Ação em Escolas Criativas e sistematizadas contribuições detectadas durante sua implementação. Entre os resultados, destaca-se a relevância apresentada pela proposta formativa para a vinculação teórico-prática, a aproximação entre os conteúdos curriculares e demandas locais/globais, para o estímulo ao protagonismo, ao trabalho colaborativo e ao desenvolvimento de competências transcomplexas como a resiliência, a criatividade, a autopoiese e a comunicação proativa. Dessa forma, observa-se que o programa de formação evidencia seu potencial para a inserção social mediante contribuições para atender necessidades da Educação Básica, contribuindo para a transformação da prática pedagógica.