Alfabetização Científica na formação continuada de professores: uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9835Resumo
Na presente pesquisa analisaram-se as publicações sobre Alfabetização Científica na formação continuada de professores nos últimos 5 anos a partir da base de dados do portal da CAPES. A pesquisa foi de caráter bibliográfico, de natureza qualitativa, com caráter exploratório. Como descritores optou-se pelo termo “Alfabetização Científica” combinado com “formação continuada de professores”. Para tratar os dados foi utilizada a análise de conteúdo que consiste no desmembramento dos textos em unidades de sentido. A partir da análise dos dados, verificaram-se os seguintes desafios da Alfabetização Científica nos cursos de formação continuada: a. desafio do comprometimento dos professores com os princípios da Alfabetização Científica; b. desafio da articulação com as Secretarias de Educação; e desafio da proposição de formações continuadas mais consistentes e específicas sobre Alfabetização Científica. Como possibilidades da Alfabetização Científica nos cursos de formação continuada observaram-se a: a. possibilidade dos professores refletirem sobre suas práticas em relação a proposta de alfabetizar cientificamente; b. possibilidade de formações continuadas com o viés de práticas mais cidadãs e com foco no desenvolvimento de habilidades fundamentais para a autonomia e criticidade dos estudantes. Os resultados produzidos neste estudo contribuem com a formação continuada de professores alinhada à promoção da Alfabetização Científica e atendendo as demandas da sociedade contemporânea na área de Ensino de Ciências da Natureza.