Formação Continuada: Metodologias Ativas e a Didática Transdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9832

Resumo

A rapidez com que as informações se propagam dentro e fora das escolas e as crescentes exigências de um público cada vez mais diverso e conectado requerem dos professores o desenvolvimento de estratégias pedagógicas centradas no estudante no processo de aprendizagem. Para tanto, esta pesquisa objetivou investigar a formação continuada de professores em metodologias ativas na educação básica e a didática transdisciplinar, evidenciadas na produção acadêmica brasileira entre o período de 2019 e 2023. Metodologicamente, este estudo se classifica como descritivo em relação ao objetivo, bibliográfico quanto ao tipo, revisão sistemática quanto ao procedimento e qualitativo em relação à natureza dos dados. Os resultados demonstram oportunidades para o fomento de novos estudos que contribuam com metodologias ativas e com a didática transdisciplinar. Considerando os resultados da pesquisa, destaca-se a importância do incentivo a novos estudos sobre essas temáticas, a fim de contribuir com a formação continuada dos professores da educação básica com o incremento de novos saberes e de modo aberto a parcerias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleunice Ribeiro Pontes Flôr, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Possui graduação em Letras pela Universidade do Contestado (2007). E pós - graduação em Práticas Pedagógicas em Língua Portuguesa. Atualmente é coordenadora pedagógica - Secretaria Municipal de Educação e Esportes de Timbó Grande. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa; Língua Inglesa; Respectivas Literaturas. Atualmente, mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica (PPGEB UNIARP), pertence a Linha de Pesquisa Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente. Membro do Projeto de Pesquisa Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Práticas Pedagógicas Complexas, Transdisciplinares e Ecoformadoras do PPGEB UNIARP.

Ivanir Vieira dos Santos, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Possui Graduação em Matemática pela Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (2009) e Pós - Graduação "Lato Sensu", Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares: Ênfase em Metodologia do Ensino de Matemática e Física(2009). Professora do quadro efetivo da Rede Municipal de Educação de Timbó Grande SC há mais 14 anos. Atuou como diretora escolar no período de 2013 a 2016, atualmente exerce a função de técnica da Secretaria de Educação e Esportes. Mestranda no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica (PPGEB UNIARP), pertence a Linha de Pesquisa Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente. Membro do Projeto de Pesquisa Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Práticas Pedagógicas Complexas, Transdisciplinares e Ecoformadoras do PPGEB UNIARP.

Eva Katlin Zarur Fragoso, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Básica (PPGEB) - Curso de Mestrado Profissional em Educação Básica da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). Pertence a Linha de Pesquisa Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente e do Projeto de Pesquisa Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Práticas Pedagógicas Complexas, Transdisciplinares e Ecoformadoras do (PPGEB UNIARP). Possui graduação em Arte, é bacharel e licenciada em Artes Visuais pela Universidade do Contestado - UnC (2006). Especialização pela Univerdade do Contestado -UnC ( 2009) em Arte e ensino da Arte. Acadêmica da segunda licenciatura em Educação Especial, EAD, pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Atualmente é professora efetiva de Arte na Educação infantil e Ensino fundamental I. na EMEB Padre José Chamot e EMEB Walsin Nunes Garcia na Secretaria Municipal de Caçador. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Plásticas.

Downloads

Publicado

2024-12-18