Alfabetização e Inovação dos Processos Formativos: dialogias em alfabetização e multiletramentos
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9806Resumo
A alfabetização, enquanto processo formativo, enfrenta diversos desafios quando confrontada com a inovação na educação, especialmente na Educação Infantil e anos iniciais. Com uma multiplicidade de métodos e abordagens disponíveis, surgem questões sobre quais caminhos seguir. O artigo problematiza as contradições entre as práticas tradicionais e a busca por inovação, investigando as tensões entre a escolha de um método único de alfabetização e a necessidade de uma educação plural. Com base em referências teóricas e legais, bem como na metodologia da pesquisa-formação, o trabalho discute como as concepções de alfabetização, na visão de três educadoras que atuam no contexto da infância, podem ser ressignificadas para melhor integrar a leitura e a escrita à vida social e cultural dos sujeitos. Através da técnica de grupo focal, o estudo aponta para a importância de um ensino que valorize a dimensão crítica e criativa da alfabetização. Conclui-se que a inovação na educação exige um olhar mais atento à realidade contextual, às vivências entre os sujeitos e à diversidade de métodos e formas de educar. Isso possibilita aos educandos e educadores interpretar e produzir sentido na convivência, ao serem inseridos na cultura escolar sob a perspectiva da evolução dos saberes, de maneira dialógica e plena.