Alfabetização e Inovação dos Processos Formativos: dialogias em alfabetização e multiletramentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9806

Resumo

A alfabetização, enquanto processo formativo, enfrenta diversos desafios quando confrontada com a inovação na educação, especialmente na Educação Infantil e anos iniciais. Com uma multiplicidade de métodos e abordagens disponíveis, surgem questões sobre quais caminhos seguir. O artigo problematiza as contradições entre as práticas tradicionais e a busca por inovação, investigando as tensões entre a escolha de um método único de alfabetização e a necessidade de uma educação plural. Com base em referências teóricas e legais, bem como na metodologia da pesquisa-formação, o trabalho discute como as concepções de alfabetização, na visão de três educadoras que atuam no contexto da infância, podem ser ressignificadas para melhor integrar a leitura e a escrita à vida social e cultural dos sujeitos. Através da técnica de grupo focal, o estudo aponta para a importância de um ensino que valorize a dimensão crítica e criativa da alfabetização. Conclui-se que a inovação na educação exige um olhar mais atento à realidade contextual, às vivências entre os sujeitos e à diversidade de métodos e formas de educar. Isso possibilita aos educandos e educadores interpretar e produzir sentido na convivência, ao serem inseridos na cultura escolar sob a perspectiva da evolução dos saberes, de maneira dialógica e plena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Conte, Universidade La Salle/Unilasalle

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade La Salle, atua na graduação e nos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Educação e do PPG em Memória Social e Bens Culturais, ambos da Universidade La Salle. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq), com financiamento do Programa Pesquisador Gaúcho/FAPERGS. Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2. Possui graduação em Pedagogia com habilitação em séries iniciais e matérias pedagógicas e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. É membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade La Salle e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Colabora com as investigações do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores (UnB) e do Grupo de Pesquisa: Laboratório de Formação e Estudos da Infância (UFPel). Link do Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8885390885955168

E-mail: elaine.conte@unilasalle.edu.br

Celular: (51) 98467-8960

Cristiele Borges dos Santos Cardoso, Universidade La Salle/UNILASALLE

Professora na Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo. Doutoranda em Educação na Universidade La Salle. Mestra em Educação na Universidade La Salle. Possui o Ensino Médio na modalidade normal (Magistério); Graduação em Pedagogia pela Universidade La Salle - Canoas/ RS; Especialização em Docência na Educação Infantil e Docência no Ensino Superior. Em 2017 recebeu destaque na categoria Creche no Prêmio Professores do Brasil do Ministério da Educação. Em 2019 ficou entre as 50 finalistas do Prêmio educador Nota 10, o maior e mais importante prêmio da Educação básica brasileira. Na edição de 2021, foi umas das 10 vencedoras deste prêmio. Também foi uma das vencedoras do Prêmio Educação Infantil: Boas Práticas de Professores Durante a Pandemia. Faz parte da Rede Conectando Saberes núcleo NH/RS, que é apoiada pela Fundação Lemann. É membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/UNILASALLE/CNPq.

Raquel Amélia dos Santos, Universidade La Salle/UNILASALLE

Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; especialização/lato sensu em Alfabetização e Letramento e Educação Infantil pelo Centro de Estudos e Pesquisas Educacionais de Minas Gerais (CEPEMG), Mestrado em Educação pela Universidade La Salle, cursando o Doutorado em Educação pela Universidade La Salle. Exerce docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede Municipal de ensino da cidade de Canoas/RS. Membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologia na Educação (NETE/CNPq) e tem experiência na área de Educação, com ênfase em alfabetização. CV: http://lattes.cnpq.br/0857741570001119

Downloads

Publicado

2025-04-25