Os desafios de docentes do Oeste Potiguar ao ensinar Ciências e Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9785

Resumo

Resumo: A relação entre universidades e redes de ensino básico é essencial para a formação continuada. Em Ciências da Natureza, discute-se a inserção de práticas experimentais e letramento científico na era digital. O estudo investigou os desafios do uso de tecnologias digitais e das atividades experimentais de professores da Educação Básica, a partir do Encontro de Formação em Ciências e Tecnologia. Os dados foram obtidos via questionários, qualificados por análise categorial e analisados pelas relações do “Eu, o Outro e Mundo” como forma de identificar como os docentes categorizam seus desafios. O conhecimento e a adaptabilidade do uso de ferramentas digitais representam fator limitante na aquisição de informações e na dinâmica ensino-aprendizagem, demonstrando a necessidade de implementação de estratégias didático-pedagógicas que potencializem a qualidade do ensino na era digital.

Palavras-chaves: Ensino, Formação continuada, Desafios de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-08-29