“Me movo como educador porque, primeiro, me movo como gente”: um olhar múltiplo sobre a(o) docente enquanto aprendiz

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9783

Resumo

Este artigo explora aspectos teóricos relacionados às emoções de professoras(es), com foco na subjetividade e identidade docente, ressaltando a importância de uma formação que vá além do âmbito profissional e pedagógico. Partindo da premissa de que a condição humana interfere diretamente na prática docente, a discussão, aqui proposta, enfatiza a necessidade de olhar para as(os) professoras(es) como sujeitos singulares, cujas histórias de vida e contextos influenciam em suas práticas educacionais. Ao abordar as emoções de docentes, o texto propõe que a eficácia de práticas pedagógicas não pode ser compreendida sem considerar os aspectos emocionais, envolvidos no ato de ensinar. Nesse sentido, o artigo aponta que, assim como as(os) estudantes, as(os) professoras(es) também são aprendizes, em constante desenvolvimento, cujas emoções influenciam a dinâmica educacional. Derivado de uma pesquisa de Doutorado realizada com docentes de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, o artigo enfatiza a importância de uma formação docente que considere a complexidade do ensino. Este texto, especificamente, concentra-se em alguns fundamentos teóricos da investigação, refletindo sobre o papel das emoções na prática docente.

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Biografia do Autor

Geisy Anny Venâncio, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Manaus - Distrito Industrial, desde 2014. Doutoranda em Neurociências na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG - conclusão em 2025/1), com estágio na New York University (NYU). Atuou no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Santa Luzia, em regime de Colaboração Técnica, de maio/2018 à agosto/2020.Mestre em Design pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Especialista em Docência com ênfase na Educação Básica, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG). Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da EaD, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Especialista em Educação a Distância, com habilitação em Tecnologias Educacionais, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR). Especialista em Design Instrucional para EaD Virtual pela Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Bacharel em Desenho Industrial com habilitação em Projeto do Produto, pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Linhas de pesquisa: Educação, Ensino, Docência na EPT, Neurociências e Educação, Educação a Distância (EaD), Design Instrucional.

Juliana Carvalho Tavares, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e doutorado em Programa de Biologia Molecular e Fisiologia - Universidad de Valladolid (1997). Atualmente é professora Associada IV do Departamento de Fisiologia e Biofísica da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Imunologia, Fisiologia, Bioquímica com ênfase Neuroimunofisiologia, Atua principalmente na área da neuroinflamação em diferentes contextos inflamatórios (malária, obesidade, sepse, Esclerose Múltipla) , visando elucidar os mecanismo celulares ( interação leucócito-endotélio) e moleculares. Também atua nas linhas de pesquisa Neurociências e educação, e Ensino de Biologia por investigação. No âmbito da extensão, colabora com o Projeto Interagir, Programa NEDUCOM; e coordena o Programa AGERE (Grupo de Ações educativas Relacionadas a Epilepsia), os projetos Mudando o Olhar, Purple Day, o Curso Tópicos em Epilepsia, sendo todas ações extensionistas que visam conscientizar a população sobre a Epilepsia.Orientadora colaboradora no Programa de Pós Graduação em Fisiologia e Farmacologia/ICB/UFMG, e orientadora permanente dos Programa de Pós Graduação em Neurociências, e Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/ICB/UFMG). Atualmente é coordenadora adjunta Nacional da Rede PROFBIO/UFMG.

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Publicado

2024-12-18