Posicionando diretrizes nacionais e internacionais para inserção curricular do Pensamento Computacional
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9777Resumo
O foco deste estudo é investigar como a formação continuada de professores que atuam na Educação Infantil deve ser organizada a fim de atender às demandas das orientações curriculares nacionais e internacionais que orientam as práticas pedagógicas referentes à cultura digital, em especial, objetivos, habilidades e competências no tocante ao Pensamento Computacional (PC). A metodologia da pesquisa é de cunho qualitativo, usando como documentos referenciais dois currículos brasileiros: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Currículo de Referência em Tecnologia e Educação do Centro de Inovação na Educação (CIEB). Os resultados da análise documental indicam que o posicionamento dos currículos brasileiros se destaca por conectar objetivos de aprendizagem com as habilidades e competências das etapas educacionais, desde o Berçário até o Ensino Médio, especialmente no que se refere à Computação e ao Pensamento Computacional. No entanto, a implementação efetiva desses currículos nas escolas depende de fatores como legislação, gestão de recursos e pessoas.