A iniciação à docência de professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental vinculados à Coordenadoria Regional de Educação de Maravilha, Santa Catarina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9768

Resumo

A iniciação à docência nos Anos Finais do Ensino Fundamental representa um período desafiador, marcado por incertezas e aprendizados significativos. Este estudo explorou os desafios e as possibilidades formativas para professores nos Anos Finais do Ensino Fundamental na Coordenadoria Regional de Educação de Maravilha, Santa Catarina. O objetivo geral foi investigar como ocorre a iniciação à docência nos Anos Finais do Ensino Fundamental de professores da rede estadual de ensino pertencentes à Coordenadoria Regional de Educação de Maravilha, SC, e de que forma esse processo se relaciona com a formação inicial desses professores. Os objetivos específicos da pesquisa foram: identificar os desafios enfrentados pelos professores em início de carreira nos seus contextos escolares, especialmente durante o processo de iniciação à docência; e analisar como a formação inicial dos professores iniciantes nos Anos Finais do Ensino Fundamental influencia suas práticas pedagógicas na sala de aula durante o processo de iniciação à docência. A investigação foi conduzida com uma abordagem qualitativa e de natureza interpretativa. Como instrumentos de coleta de dados, foi utilizado um questionário online com perguntas abertas e fechadas. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados indicaram uma desconexão entre a formação teórica e a prática docente, destacando desafios como a indisciplina dos alunos e a adaptação à dinâmica da sala de aula. Este estudo sugere a necessidade de uma maior integração entre teoria e prática na formação inicial de professores para melhor prepará-los para os desafios reais da docência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Frozza Vitali da Fonseca, Universidade do Oeste de Santa Catarina

É mestre em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina/UNOESC (2023) - linha de pesquisa: Processos Educativos. Desenvolve pesquisa sobre a iniciação à docência nas séries finais do Ensino Fundamental. Participa do grupo de Pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino - GEFOPE, vinculado à UNOESC. Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná - UNICS - Palmas/PR (2004), e especialização em Metodologia do Ensino da Educação Física pela Celer Faculdades (2005). É graduada em Pedagogia pela UNINTER (2017) e Pós-Graduada em Administração Escolar, Supervisão e Orientação pela Uniasselvi (2018). Possui Pós-Graduação em Gestão e organização da Escola com Ênfase em Direção Escolar.

André Henrique Schneeberger, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), bolsista Fapesc e integrante do grupo de pesquisa Formação Docente e Práticas de Ensino, vinculado à linha de pesquisa Processos Educativos do PPGEd/Unoesc. Mestre em Educação pela Unoesc (2023), bolsista CAPES. Concluiu a especialização em Educação Especial pela Unoesc em 2019. Graduado em Ciências Biológicas - Licenciatura pela Universidade Comunitária Regional de Chapecó (Unochapecó, 2020) e em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Unoesc (2017).

Dilva Bertoldi Benvenutti, Universidade do Oeste de Santa Catarina

É graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Palmas (1991). Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (2006). Estágio Científico Avançado de Doutoramento pela Universidade do Minho - Braga - Portugal (2015/fomento CAPES). Doutora em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul (2016/UNIJUI). Atualmente é professora titular da Universidade do Oeste de Santa Catarina São Miguel do Oeste. É docente de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado em Educação, com experiência na área da Educação Básica, com foco de estudo em Avaliação das Aprendizagens, planejamento, coordenação Pedagógica e Gestão escolar, formação de professores e prática pedagógica na Educação Básica. Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Downloads

Publicado

2024-12-18