Jogos Digitais no Ensino: Explorando Conteúdos Educativos em Jogos Populares
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9737Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar o potencial dos jogos digitais populares como recursos didáticos, propondo uma análise sobre como seus elementos, mecânicas e narrativas podem ser utilizados para trabalhar conteúdos educacionais em sala de aula. Diante do crescente uso de jogos digitais e da necessidade de metodologias ativas que engajem os alunos no processo de ensino aprendizagem, este estudo busca mapear jogos amplamente utilizados pelo público jovem e identificar quais conteúdos curriculares podem ser abordados através deles, especialmente nas áreas de Ciências e Matemática. A partir dessa análise, serão propostas estratégias pedagógicas para incorporar esses jogos ao contexto educacional, de forma a potencializar a aprendizagem significativa e o envolvimento dos estudantes. Espera-se que este estudo contribua para a ampliação do uso de recursos digitais na educação, oferecendo um panorama para professores que buscam diversificar suas metodologias de ensino.