O Ensino de Ciências e Língua Portuguesa com o Uso da Leitura e Escrita: Uma Revisão Bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9688Resumen
Resumo: Neste artigo, temos como temática a leitura e a escrita junto ao Ensino de Ciências e Língua Portuguesa. Temos como objetivo compreender os modos de inserção das práticas de leitura e escrita mediadas por textos de divulgação científica (TDC) no contexto dos anos finais do Ensino Fundamental, a partir de uma revisão bibliográfica de dissertações. Trazemos como aporte o referencial Histórico-Cultural, o qual nos ensina que a linguagem é constitutiva do sujeito, sendo assim, para o aluno aprender, precisa antes apropriar-se da linguagem específica de cada área do conhecimento, e uma maneira de fazer isso é por meio da leitura e da escrita. Os dados obtidos na revisão foram analisados com os pressupostos da Análise Textual Discursiva (ATD). A partir da análise, chegamos a noventa e uma unidades de significado (US), das quais emergiram quatorze categorias iniciais, quatro categorias intermediárias, e uma categoria final: As práticas de leitura e de escrita potencializadas com o uso de Textos de Divulgação Científica (TDC): Especificidades, (re)significação e interações. Essa categoria mostrou entre outros: as práticas de leitura e escrita como ferramentas de acesso ao conhecimento; o posicionamento do aluno, que precisa se colocar em seu papel de leitor e/ou escritor; o professor como mediador ou instigador do conhecimento, que pode acontecer por meio de gêneros, principalmente os de DC. Como implicações do estudo, destacamos que as práticas de leitura e escrita, tendo como base gêneros de DC, poderão ter ganhos no ensino já que as habilidades de ler e escrever auxiliam na compreensão e organização do pensamento.
Palavras-chaves: Interdisciplinaridade, Texto de Divulgação Científica, Interação, Anos Finais do Ensino Fundamental.