Lei 10.639: como anda o engajamento e participação voltado ao ensino de história e cultura afro-brasileira na EJA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.2.9673

Resumo

O artigo é um recorte de pesquisa de mestrado e tem como proposta trazer discussões sobre a necessidade de maior participação para que o ensino de história e cultura afro-brasileira possa ter uma implementação mais sólida na EJA. A escrita foi motivada pelo intento de contribuir com o debate em torno da Lei 10.639/03, que institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira. Após 21 anos de implementação dessa lei ainda se caminha de forma tímida no desenvolvimento de práticas de ensino que efetivem, de fato, temáticas e projetos escolares que ratifiquem a importância dessas discussões nessa modalidade de ensino. Apesar da existência de diretrizes que corroboram com a implementação, é essencial que a escola proceda no sentido de engajar os diversos sujeitos que nela atuam (professores, direção e coordenação), revendo seu processo de articulação com destaque para o planejamento, eixo fundamental que, por meio de uma prática engajada, pode possibilitar um maior dinamismo no trabalho com o legado afro-brasileiro na escola.

Palavras-chave: Engajamento. EJA. Lei 10.639/03. Planejamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rossival Sampaio Morais, UNIVATES- UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI

Graduado em Pedagogia pela Universidade do estado da Bahia, Especialista em Alfabetização e Letramento pela Universidade Federal da Bahia, Mídias e Educação (UESB), Metodologias Ativas (UNIVASF), Mestrando em Ensino (UNIVATES). É professor e Coordenador da Rede Pública de Ensino.

E-mail: ita.morais@hotmail.com

Jane Herber, UNIVATES

Doutora em Educação em Ciências – Química da Vida e Saúde, Universidade Federal ddo Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Química pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Mestrado em Educação em Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Profa. do PPG Ensino da Universidade do Vale do Taquari – Univates Lajeado RS. E-mail: janeherber@gmail.com

Downloads

Publicado

2025-08-29