Materiais alternativos no Ensino de Química: um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9671Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar o uso de materiais alternativos no Ensino de Química nas publicações do portal da CAPES nos últimos 5 anos. O trabalho quanto à abordagem é classificado como qualitativo e quanto aos seus objetivos é exploratório, mas também podemos classificá-lo como bibliográfico, pois a forma de coleta de dados ocorreu através de uma revisão da literatura. A seleção dos artigos foi realizada no portal da CAPES utilizando a opção “qualquer campo”, com os seguintes descritores: “materiais alternativos” e “Ensino de Química”. Uma síntese integradora foi realizada para análise dos dados. Os resultados obtidos evidenciam as várias possibilidades de utilização de materiais alternativos no Ensino de Química, tais como a experimentação, modelos didáticos e os jogos e em diferentes níveis de ensino. Além disso, em relação às possibilidades do uso de materiais alternativos no Ensino de Química, os trabalhos analisados trazem que esses são uma alternativa para escolas que não possuem laboratório; que os materiais alternativos substituem com eficácia os materiais e reagentes de laboratório, ainda que são uma importante estratégia na promoção da aprendizagem de conceitos abstratos. Este trabalho contribui para uma reflexão sobre o uso de materiais alternativos nas aulas de Química como exemplo de sustentabilidade, superação de desafios, superação de déficit estrutural e precariedade institucional, sendo este um incentivo à criatividade dos professores.