A Formação Continuada de Professores para o Novo Ensino Médio no Distrito Federal – Um estudo de caso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9648

Resumo

O artigo propõe-se a analisar a formação continuada de professores para o Novo Ensino Médio no DF a partir do seguinte questionamento: quais as contribuições da formação continuada no desenvolvimento da práxis pedagógica para o NEM? Também apresentamos os desafios enfrentados em relação à formação continuada, na qual os professores são qualificados para colocar em prática o disposto na BNCC. Na coleta dos dados, utilizamos questionário com questões objetivas aplicado para alguns docentes e o coordenador pedagógico de uma escola da rede pública no DF. Utilizamos como referencial as teorias de Nóvoa. Os resultados indicaram muitos desafios a serem enfrentados pela SEDDF em relação à formação continuada dos docentes para o NEM no DF. Ainda ficou evidenciado o desafio em relação às formações continuadas, pois devem ser oferecidas conforme a realidade da sala de aula e com a práxis docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila da Silva Borges, Universidade Católica de Brasília

Sheila da Silva Borges. Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Professora e Coordenadora do Curso de Pedagogia EaD da Universidade Católica de Brasília

Rita de Cassia de Almeida Resende, Universidade Católica de Brasília

Rita de Cássia de Almeida Rezende. Doutoranda e Mestra em Educação pela Universidade Católica de Brasília. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Renato de Oliveira Brito, Universidade Católica de Brasília

Renato de Oliveira Brito. Doutor e Mestre em Educação (Gestão e Políticas Públicas Educacionais) e Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília. Pesquisador Docente, Coordenador do Programa Stricto Sensu de Educação da Universidade Católica de Brasília.

Gabriele Castro Cassani, Universidade Católica de Brasília

Gabriele Castro Cassani. Mestranda em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB), graduada em Gestão Pública pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atualmente é integrante do Grupo de Pesquisa Políticas Federais de Educação - GPPFE/UCB, financiado pelo CNPq.

Downloads

Publicado

2024-12-18