Letramento digital dos professores de educação básica: a importância da formação inicial e continuada
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9634Resumo
A expressão letramento digital foi inserida na década de 90os meios literários, porém, é de grande importância para as reflexões que envolvem as práticas pedagógicas que estão dentro do ambiente escolar, principalmente no contexto do letramento digital de educadores da educação básica na formação continuada. O processo de educação inicial até a formação de modo continuado é algo que vem ganhando cada vez mais espaço tendo em vista os avanços de pesquisas na área educacional. Dessa forma este artigo foi realizado em caráter bibliográfico e qualitativo, refletindo sobre o letramento digital com ênfase na formação inicial e continuada. Conclui-se neste artigo que a partir dos postulados teóricos e dos embates que envolvem o tema, que existe uma urgência clara e evidente da necessidade de se desenvolver o letramento digital como ferramenta auxiliadora da formação continuada e também na promoção da formação inicial, de modo a incentivar métodos e ações que possam promover a formação escolar e social.