Letramento digital dos professores de educação básica: a importância da formação inicial e continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9634

Resumo

A expressão letramento digital foi inserida na década de 90os meios literários, porém, é de grande importância para as reflexões que envolvem as práticas pedagógicas que estão dentro do ambiente escolar, principalmente no contexto do letramento digital de educadores da educação básica na formação continuada. O processo de educação inicial até a formação de modo continuado é algo que vem ganhando cada vez mais espaço tendo em vista os avanços de pesquisas na área educacional. Dessa forma este artigo foi realizado em caráter bibliográfico e qualitativo, refletindo sobre o letramento digital com ênfase na formação inicial e continuada. Conclui-se neste artigo que a partir dos postulados teóricos e dos embates que envolvem o tema, que existe uma urgência clara e evidente da necessidade de se desenvolver o letramento digital como ferramenta auxiliadora da formação continuada e também na promoção da formação inicial, de modo a incentivar métodos e ações que possam promover a formação escolar e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius da Silva Freitas, Universidade Estácio de Sá

Doutorando em Educação pela Universidade Estácio de Sá (2022 - 2025). Doutorando em Ciências da Reabilitação pelo Centro Universitário Augusto Motta (2021 - 2024). Mestre em Ciências, Tecnologia e Educação (2020). Possui Especialização em Educação Física Adaptada a Inclusão (2021), Psicomotricidade (2021), Educação Física Escolar (2018), Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva (2018). Graduação em Bacharelado em Fisioterapia (2021), Bacharelado em Educação Física (2021), Pedagogia (2018) e Licenciatura em Educação Física (2017). Atualmente é Professor Pesquisador no Centro Universitário Vale do Cricaré, Fisioterapeuta no Centro Multiprofissional Freitas, Professor de Educação Física da Educação Básica do Município de Presidente Kennedy/ES e Técnico Desportivo de Vôlei do Município de Piúma/ES. Já atuou como coordenador do Projeto de Reabilitação Multiprofissional para Crianças Portadoras de Necessidades Especiais, Gerente de projetos de Atividades Físicas Comunitárias. Tem experiência na área de Educação Física, desde a Área pedagógica a Reabilitação/Treinamentos, na área de Fisioterapia desde processos de prevenção a procedimentos de intervenção, na área de Pedagogia com mediação escolar e acompanhamento de alunos Portadores de Necessidades Especiais. Atualmente desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: Politicas Públicas na Educação/Saúde, Formação de Professores, Psicomotricidade, Atividades Físicas Adaptadas, Reabilitação Musculoesquelética Pediátrica e Adulto, Saúde do Trabalhador/Ergonomia. 

Elizane Pereira Lima Mesquita, Universidade Norte do Paraná

Graduada em Ciências Contábeis pelo Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos (2011), com experiência abrangente e sólida em Gestão Financeira, Gestão de Recursos Humanos, Tutoria presencial de ensino a distância na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Tutoria online de disciplina EaD no Grupo AFYA, Docência no ensino superior, atuando como professora assistente no Centro Universitário Tocantinense (UNITPAC).Com uma trajetória diversificada, destaco uma experiência de 02 anos como coordenadora de inovação, focada na criação e implementação de programas para promover o empreendedorismo e o desenvolvimento de novos negócios. Além disso, atuei como facilitadora da Wadhwani Foundation e atuo como mentora no Tocantins Digital (TODI).

João Bosco Lissandro Reis Botelho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

He holds a degree in Economic Sciences from the Federal University of Amazonas (2002), a degree in Public Administration from the State University of Amazonas (2005), and a master's degree in Development Planning from the Program for Sustainable Development of the Humid Tropics (PDTU) of the Núcleo Altos Estudos Amazônicos ( NAEA) from the Federal University of Pará (2004), Diploma in Public Management for Territorial Development from the Faculdad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO/CHILE) Organization of American States (OAS) [2013]. Beahrs ELP Alumni 2017 from the University of California, Berkeley Beahrs Environmental Leadership Program, Lato Sensu Specializations in Politics and Society (2018) and Environmental Education (2020) from Faculdade São Luís de Educação. Associate consultant at the Selva Amazônica Institute of Technology (ITASA), where he works on sustainability projects, and professor of economics at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas (IFAM). He has experience in Economics, with an emphasis on Economic Growth and Development, working mainly on the following topics: regional development, sustainability, the economics of technology, economic promotion policies, local productive and innovative arrangements and systems, and technological innovation. Whether as a professor, consultant, or researcher, he has always been active in Public Policy and Governance at various levels. However, he always focuses more on public policies in technology and innovation. To this end, as a member of the Institute for New Economic Thinking Young Scholar Initiative established affiliations and training at universities such as Erasmus University Rotterdam, Yale University, Pompeu Fabra University, International Graduate School North-South at the University of Bern, Wharton School, the University of Pennsylvania, UC Berkeley, in addition to the National School of Public Administration (Enap), Fundação Dom Cabral (FDC), Turin School of Regulation for regulating local public services. Finally, a Person with ASD Level I | High Abilities - Gifted.

Maurício Aires Vieira, Universidade Federal do Pampa

Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), atuando nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Letras e Geografia. É coordenador atual do Curso de Licenciatura em Pedagogia (sistema UAB) e Licenciatura em Letras Ead (polos institucionais e UAB). É Coordenador Geral Adjunto da Universidade Aberta do Brasil/CAPES. Foi Assessor Especial do Núcleo Estruturante da Política de Inovação (NEPI) do Instituto Federal Goiano/SETEC/MEC. Foi Vice-Reitor da UNIPAMPA gestão 2015-2019. Atuou também como Diretor e Coordenador Acadêmico do Campus Jaguarão (2009-2014), além de coordenar cursos de graduação e pós-graduação. Autor de dois livros na área de educação ambiental e projetos educativos e de capítulos de livros na área da educação integral. Doutor em Educação (PUC/RS, 2009). Mestre em Educação Ambiental (FURG, 2002). Licenciado em Física (UFPEL, 1999). Bacharel em Direito (Anhanguera, 2022). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Portal Faculdades. Orientador, colaborador e avaliador em projetos de ensino, pesquisa e extensão em cursos de graduação e pós-graduação, que abordam temas relacionados com formação docente, gestão acadêmica universitária, processos de internacionalização, educação integral, gestão das práticas docentes, metodologia de pesquisa em educação e educação em ciências e matemática. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação da UNIPAMPA. Foi integrante de vários Conselhos Municipais e estaduais do Rio Grande do Sul. Integrante voluntário da Agenda 2020/RS. Foi conselheiro do Conselho de Administração da SUFRAMA da Superintendência da Zona Franca de Manaus. Foi conselheiro titular do Consórcio CECIERJ e CEDERJ/RJ. Atualmente e Editor Associado da Revista de Estudos Interdisciplinares - REI com interesse nos estudos da educação integral enquanto política pública. 

Adelcio Machado dos Santos, Academia Caçadorense de Letras e Artes

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento(UFSC).Pós-Doutor em Gestão do Conhecimento(UFSC).Mestre em Relações Internacionais.Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho,Gestão de Recursos Humanos;Psicopedagogia;Gestão Educacional;Supervisão,Orientação e Gestão Escolar;Arqueologia;Coordenação Pedagógica,Saúde Coletiva;Direito Civil;Antropologia e Educação Social;Música;Auditoria e Controladoria;Antropologia Social;Segurança no Trabalho;Ciência Política;Zoologia,Metrologia, Eventos;Design,Teatro;Ciências Sociais;Negócios Internacionais;Paleontologia;Psicomotricidade;Psicanálise Clínica;Ensino de Filosofia e Sociologia;Serviço de Saúde Coletiva;Ergonomia,Saúde Ocupacional;Ensino de Artes Cênicas;Gestão de Saúde Pública;Auditoria Ambiental;Ensino de Biologia;Auditoria em Saúde;Biotecnologia;Teoria Psicanalítica;Musicoterapia;Docência em Ciências da Saúde;Psicanálise Clínica;Arte na Educação;Psicoterapias;Administração Pública;Gestão da Tecnologia da Informação;Ensino de História e Geografia;Educação Musical;Saúde Mental;Sociologia;Neurociência;Ensino de Antropologia;Diálogo Interreligioso;Antropologia;Psicanálise;Ensino Religioso;Práticas Integrativas e Complementares;Direção de Arte,Propaganda,TV e Vídeo.Bacharel em Direito,Ciências Econômicas,Saúde,Administração,Teologia,Ciência Política,Antropologia,Geografia,Filosofia,Administração Pública;Sociologia,Turismo,Psicanálise,Ciências Biológicas,Estudando:Relações Públicas,Serviço Social,Museologia.Licenciado em Pedagogia,Sociologia,Filosofia,História,Letras, Psicopedagogia,Ciências Biológicas.Geografia,Ciências Sociais,Música,Artes Visuais,Ciências da Religião.Tecnólogo em Gestão Financeira,Produção Publicitária,Gestão Hospitalar,Auditoria em Saúde,Gestão do Agronegócio,Gestão de Vigilância em Saúde,Gestão de Cooperativas,Agricultura,Saneamento Ambiental;Educação Social,Gestão de Segurança Privada;Agente Comunitário de Saúde;Comunicação Institucional;Gestão de Saúde Pública;Investigação Profissional;Gestão de Partidos Politicos;Saneamento Ambiental,Práticas Integrativas e Complementares;Gestão Ambiental;Psicomotricidade.Técnico em Transações Imobiliárias.Curso Técnico/Habilitação Básica em Química.Pesquisa:COMPEDI,ANPED,ANCIB,ANPEL,ANPAS,SOCINE,ABRAPCORP,ANPTUR,ANPPOM,ABED,SOTER,ABRACE,ABPSEC,ABRALIN,ABRI,ABRASCO,ABCP,ABECS.Ex-Reitor,coordenador,vogal de CPA,NDE,colegiado.Linhas de pesquisa:Desenvolvimento e Sociedade,Estudos Culturais,Interdisciplinaridade.Integrou Conselhos Estaduais/SC:Educação,Cultura,Desporto.Avaliador científico:projetos,eventos,editoras,periódicos.Ensino:SBENBIO,ABERGO,SBM,INTERCOM,SAB,AAESC,ABP,ABEPSS.Consultor:INEP(BASIS- BNI),CEE/SC,FAPESC.Advogado.Economista.Administrador.Sociólogo.Gestor Ambiental.Jornalista.Geógrafo.Biólogo.Secretário-Executivo.Publicitário.Historiador.Antropólogo.Estuda:Assistente Social/Museólogo/Profissional de Relações Públicas/Psicomotricista.Sanitarista.Ergonomista.Metrologista.Astrônomo Amador.Gestor Financeiro.Turismólogo.Arteterapeuta.Comunicador Institucional.Designer.Musicoterapeuta.Internacionalista.Gestor de Segurança Privada.Psicopedagogo.Gestor de Pessoas.Musicólogo.Gestor de Vigilância em Saúde.Cientista Social.Gestor Financeiro.Linguista.Educador Social.Cientista Político.Gestor de Partidos Políticos.Arte-Educador.Gestor de Saúde.Auditor Ambiental.Gestor Rural.Auditor em Saúde.Cientista da Religião.Literato.Agente Comunitário de Saúde.Gestor Público.Paleontólogo.Crítico de Arte.Gestor de Eventos.Teatrólogo.Gestor de Saneamento Básico.Terapeuta Integrativo e Complementar.Gestor Hospitalar.Pedagogo.Gestor de Agronegócio.Profissional de Lazer.Psicanalista.Gestor de Cooperativas.Demógrafo.Corretor de Imóveis.Geopolítico.Tecnólogo em Agricultura.Assessorou/SC:Assembleia Constituinte,Assembleia Legislativa,Tribunal de Contas,Secretarias de Educação e Fazenda.Deu a lume 47 livros,370 artigos científicos,165 capítulos de livro.

Downloads

Publicado

2025-04-25