Formação continuada de professores dos anos iniciais do ensino fundamental: a extensão universitária comprometida com a relação escola-universidade
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.3.9613Resumo
Neste artigo visamos socializar o processo e os resultados de duas ações de extensão vinculadas a projetos desenvolvidos no âmbito de uma universidade pública do estado do Paraná, Brasil. Trata-se dos cursos “Ensino de Ciências nos anos iniciais do ensinofundamental: aspectos teóricos e práticos” e “Ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: aspectos teóricos e práticos”, desenvolvidos junto a professores dessa etapa da escolarização básica de uma rede municipal de educação do Estado doParaná, visando oferecer-lhes subsídios teórico-práticos e sugestões para o trabalho com tópicos de conteúdo dessas duas unidades curriculares na escola. Para tanto, fundamentamo-nos em importantes referenciais teóricos que discutem sobre a formação de professores, em especial a formação continuada, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente. Nesses cursos foram abordados os tópicos de conteúdos presentes no planejamento docente para as disciplinas de Matemática e Ciências dos anos iniciais e que os professores, em um levantamento sobre suas necessidades formativas, revelaram ter maior dificuldade. Ao longo desses cursos, observamos mudanças na aprendizagem dos professores, os quais indicaram compreender a importância da apropriação do conhecimento específico e de sua articulação com os saberes pedagógicos para o ensino de Matemática e de Ciências no ensino fundamental.