Competências de Pesquisa de Professores-Pesquisadores do Ensino Superior: uma discussão teórica
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9586Resumo
O objetivo deste artigo foi discutir a competência de pesquisa de professores-pesquisadores do ensino superior. Foi realizada uma revisão narrativa da literatura e adotado como guia o Modelo de Competências Profissionais do Professor do Ensino Superior (MCPPES). Entende-se competência como um sistema de conhecimentos, conceituais e procedimentais, organizados em esquemas operatórios, que permitem, com relação a uma família de situações, identificar uma tarefa problema e sua resolução por meio de uma ação eficaz. A competência de pesquisa pode ser descrita como o domínio de abordagens, métodos e técnicas de pesquisa e o respeito ao objeto/sujeito de pesquisa Com base na literatura estudada, propõe-se 16 capacidades relacionadas à competência de pesquisa. Sugere-se a validação de um instrumento de mensuração das competências, proposto com base nos autores apresentados neste texto, bem como outros a serem identificados na literatura especializada posteriormente.