Socialização organizacional em instituições federais de ensino: implicações sobre o desempenho dos servidores públicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9564

Resumo

O presente estudo busca investigar teoricamente se os processos de acolhimento, integração e socialização de ingressantes podem representar um fator que influencia o comportamento e desempenho das pessoas, ou ainda, a qualidade dos serviços prestados pelos servidores públicos. A partir de seu objetivo exploratório e caráter descritivo, elucida-se o tema por meio de pesquisa bibliográfica e documental, explorando a temática, em uma abordagem dialética e qualitativa. Constatou-se que os programas de socialização visam possibilitar a adaptação do ingressante à organização e desta ao novo membro. Quando bem aplicados, os programas de socialização podem trazer benefícios tanto para o colaborador quanto para a organização e permitem um melhor direcionamento das ações e decisões para o alcance dos objetivos organizacionais.

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Biografia do Autor

Adriane Reginatto, Intituto Federal de Educação Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Processos Gerenciais pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul(2014), graduação em Programa Especial Formação de Professores para Os Componentes Curriculares pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul(2021), especialização em Sustentabilidade e Políticas Públicas pelo Centro Universitário Internacional(2016), mestrado em Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul(2022) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Projeto e Gerenciamento de Redes de Computadores pela Escola Técnica de Farroupilha - Universidade de Caxias do Sul(2008). Atualmente é Tecnólogo em Processos Gerenciais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes).

Ana Sara Castaman, Intituto Federal de Educação Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2003), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009), mestrado em Educação Nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2006) e doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2011). Atualmente é professora no Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT. Realiza Estágio Pós-doutoral em Educação, na Universidade Federal de Santa Maria, sob a supervisão da professora Dra. Liliana Soares Ferreira. Líder do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas e Formação de Professores para a Educação Básica e Profissional. Integra o Comitê Gestor da Rede Gaúcha de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC.

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Publicado

2025-04-25