A astronomia nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise da temática movimentos da Terra nos livros didáticos do PNLD 2019

Autores

  • Lenilton Alves de Queiroz UFPE
  • Tassiana Fernanda Genzini de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9560

Resumo

A Astronomia surge do interesse, da curiosidade e da necessidade do homem em entender os fenômenos da natureza que estão presentes na nossa vida. Foi esse interesse que levou ao estudo sobre os Movimentos da Terra, os quais envolvem a compreensão dos fenômenos dia e noite, estações do ano, etc. Sendo que para este estudo, os livros didáticos assumem no contexto escolar um papel importante na apresentação e discussão dessas informações para e com os estudantes. Nesse sentido, analisamos 9 das 14 coleções aprovadas no PNLD 2019 de Ciências da Natureza, dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo deste trabalho é analisar o conteúdo de “Movimentos da Terra” nessas coleções. A metodologia utilizada na pesquisa foi a de análise documental usando as coleções, onde foi observado e analisado como se dá a abordagem do conteúdo, bem como a presença de atividades e imagens pertinentes. Os resultados produzidos chamam a atenção para uma abordagem de conteúdo ainda insuficiente, onde a maior parte dos livros analisados têm em comum a forma de abordagem do conteúdo, com as explicações dos Movimentos da Terra sendo bastante semelhantes em todas as coleções, inclusive no uso de imagens ou figuras. Assim, dada a importância do livro didático como uma ferramenta didática na prática dos professores, é importante estes tragam em sua abordagem uma diversificação, ou seja, sugestões de textos de contextualização histórica envolvendo os estudos dos diferentes cientistas sobre a temática, vídeos educativos de apoio a aprendizagem, a fim de ajudar o professor a elaborar através desta ferramenta uma abordagem condizente com as especificidades dos seus alunos.  

Palavras-chaves: Astronomia, Movimentos da Terra, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Livro Didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-04-25