Comunicação Libertadora na Educação Profissional e Tecnológica: Uma Revisão Sistemática de Literatura
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9529Resumo
O presente artigo constitui-se de uma revisão sistemática da literatura sobre o tema da comunicação libertadora no contexto da educação profissional tecnológica (EPT). A comunicação libertadora, fundamentada nos princípios de Paulo Freire, visa a emancipação dos indivíduos através do diálogo crítico e da conscientização. Este estudo tem como objetivo geral investigar estudos realizados nos últimos cinco anos (2019 a 2024) que abordem a comunicação libertadora no contexto da EPT, correlacionando-a com a formação integral dos estudantes. Os objetivos específicos incluem: examinar a produção acadêmica existente sobre o tema; identificar lacunas nas pesquisas existentes; e avaliar o estado atual do conhecimento. A metodologia adotada foi a busca sistemática e a análise crítica de artigos, dissertações e teses disponíveis nas plataformas: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Observatório do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scientific Electronic Library Online (Scielo). Foram utilizados termos de busca específicos relacionados à comunicação libertadora e à EPT, ajustando-se conforme necessário para ampliar a abrangência da pesquisa. Os resultados destacam um número limitado de estudos diretamente focados na comunicação libertadora dentro do contexto da EPT, revelando lacunas significativas que indicam áreas para futuras investigações. Conclui-se que, embora haja interesse e potencial para a aplicação da comunicação libertadora na educação profissional tecnológica, há uma necessidade urgente de mais pesquisas que explorem essa abordagem de forma mais aprofundada e integrada. Este estudo contribui para o avanço teórico e prático ao fornecer uma análise crítica das publicações existentes e ao identificar direções futuras para a pesquisa acadêmica nesta área específica da educação. A comunicação libertadora emerge como uma ferramenta promissora para promover a formação integral dos estudantes da EPT, estimulando o posicionamento crítico, a participação ativa e a conscientização social.