A Conscientização e Ecoformação no Fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9518Resumo
Resumo: As transformações resultantes das ações humanas inadequadas sobre a natureza tornam essencial abordar essas questões com os educandos, visando sensibilizá-los sobre as consequências dessas ações e promovendo a conscientização ambiental. Este estudo relata uma experiência pedagógica de educação ambiental realizada em uma escola do sul do Paraná, Brasil, com o objetivo de promover a ecoformação e a conscientização sobre sustentabilidade junto aos alunos do 5º ano do ensino fundamental I. O projeto, desenvolvido em maio de 2021, foi estruturado em atividades diversificadas que incluíram produção de textos, elaboração de cartazes, roda de conversa e coleta de resíduos recicláveis. A abordagem foi fundamentada em teorias de ensino-aprendizagem e educação ambiental, destacando-se a importância de práticas pedagógicas que integrem reflexão, ação e colaboração. Durante o projeto, temas como os principais impactos no meio ambiente, saúde pública e danos à fauna foram explorados em diálogos com os alunos. Os resultados indicaram elevado envolvimento dos estudantes, que demonstraram compreensão dos conceitos abordados e aplicação das práticas aprendidas. A experiência evidencia a importância de integrar ecoformação e sustentabilidade no ensino fundamental, contribuindo para a formação de cidadãos responsáveis e críticos. Assim, iniciativas desse âmbito reforçam o papel da escola na construção de uma consciência ambiental transformadora e no enfrentamento dos desafios globais relacionados ao meio ambiente.
Palavras-chaves: Ciências, Ecologia, Transdisciplinaridade.