Formação de Professores e Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: Reflexões sobre o Bioma Pampa como Tema Contextualizador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9510

Resumo

Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições de um processo formativo realizado com professores dos Anos Iniciais de três escolas municipais do interior do Rio Grande do Sul. A metodologia se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizada com vinte professores dos Anos Iniciais que ao término de um processo formativo responderam um formulário online contendo onze questões dissertativas. Onde durante a análise dos dados as questões foram agrupadas em quatro eixos temáticos, sendo: -O bioma Pampa no ensino de Ciências; -A contextualização e a interdisciplinaridade no ensino; -A importância da Educação Ambiental; -Considerações dos professores sobre o processo formativo. Os resultados indicam que os professores acreditam ser possível inserir o tema nas discussões em sala de aula, reconhecendo que a contextualização enriquece o aprendizado e a interdisciplinaridade permite a integração dos conteúdos. Sendo que a Educação Ambiental é essencial para desenvolver desde cedo nos estudantes uma consciência crítica e ecológica, permitindo que estes reflitam sobre os impactos da falta de cuidado com o meio ambiente. Além disso, as respostas evidenciaram que o processo formativo promoveu uma reflexão crítica sobre a prática, incentivando os professores a considerar novas abordagens e estratégias de ensino, onde o bioma Pampa como tema multidisciplinar possibilita a abordagem de diferentes temas, de maneira contextualizada e integrada. Assim, é importante que os gestores escolares proporcionem processos formativos que contribuam com as necessidades dos professores, oferecendo recursos adequados para que estes possam incorporar o ensino de Ciências no seu planejamento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiza Frigo Pinto, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2016). Durante a graduação participou como bolsista do Programa de Educação Tutorial (Pet - Biologia) da Capes de 2013 a 2014. Também participou como bolsista do Subprojeto Redimensionando a Formação de Professores de Ciências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID, vinculado ao Projeto Institucional do PIBID IF Farroupilha: a Integração de Saberes e Fazeres de Docentes em Formação da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Nível Superior - CAPES de 2015 a 2016. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - PPGECQV, na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Doutora em Educação em Ciências, pela Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana, integrante do COMCIÊNCIA: Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências.

Fernando Icaro Jorge Cunha, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Professor de Química e Física efetivo pela 35 Coordenadoria Regional de Educação, com atuação na cidade de São Borja-RS, no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia, lecionando disciplinas vinculadas à área de Ciências da Natureza. Atualmente, é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), no campus Uruguaiana, sob a orientação do Prof. Dr. Ailton Jesus Dinardi, dedicando-se à Linha de Pesquisa "Processos de Ensino e Aprendizagem em Ambientes Formais e Não Formais". Possui Especialização Lato sensu em Ciências da Natureza; Curriculo e Prática Docente, ambas pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Sua formação inicial abrange o Curso Normal de nível médio (2018), obtido no Instituto de Educação Ciep 179 - Professor Claudio Gama/RJ, e a Licenciatura em Ciências da Natureza (2023) pela UNIPAMPA, campus Uruguaiana/RS, onde recebeu o prêmio de Láurea Acadêmica com rendimento excepcional. Ao longo de sua trajetória acadêmica, foi bolsista CAPES nos programas de formação inicial de professores, tais como: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Programa de Residência Pedagógica (PRP), desempenhando atividades na Rede Municipal de Ensino de Uruguaiana, onde atuou na Educação do Campo. Foi reconhecido com destaque no rendimento acadêmico com uma bolsa do banco Santander por meio do edital 235/2020. Ademais, desenvolveu o projeto de extensão "Processos de Formação e Articulações Didático-Pedagógicas para Professores de Ciências da Natureza", conforme edital n 40/2021. Desde 2021, integra o grupo de pesquisa em Ambiente, Educação, Ciênciometria e Ensino de Ciências (COMCIÊNCIA), onde desenvolve projetos de ensino, pesquisa e extensão nas vertentes que circundam a área Ciências da Natureza, especificamente o Ensino de Ciências.

Bruna Ambros Baccin, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal Farroupilha - Campus São Vicente do Sul (2016). No ensino de Biologia, participou como bolsista do subprojeto - Redimensionando a Formação de Professores de Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID-CAPES, vinculado ao Projeto Institucional do PIBID IF Farroupilha: a Integração de Saberes e Fazeres de Docentes em Formação; da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Nível Superior - CAPES de 2011 a 2013. Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (2018). Atualmente é Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria.

Edward Frederico Castro Pessano, Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

Reitor da Universidade Federal do Pampa. Graduado em Ciências Biológicas pela PUCRS em 2003, Especialista em Educação Ambiental pela FACISA em 2005, Mestre e Doutor em Educação em Ciências pela UFSM, em 2015. Atualmente é Professor na Fundação Universidade Federal do Pampa. Tem formação na área da Educação, Ensino de Ciências, Biologia, Ecologia e Zoologia. Atua principalmente em estudos na área do Ensino de Ciências, Educação Ambiental, Biologia, Zoologia e Ecologia. Na Unipampa é responsável pelo Laboratório de Biologia e Diversidade Animal - LBDA, atuando como líder do Grupo de Pesquisa em Ambiente, Educação, Cienciometria e Ensino de Ciências - ComCiência, e vice-líder no Núcleo de Pesquisas Ictiológicas, Limnológicas e Aquicultura da Bacia do Rio Uruguai (NUPILABRU). É Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde da UNIPAMPA. Pai da Eduarda, da Alice e do Francisco.

Downloads

Publicado

2025-04-25