Formação de Professores e Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: Reflexões sobre o Bioma Pampa como Tema Contextualizador
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9510Resumo
Este trabalho tem como objetivo analisar as contribuições de um processo formativo realizado com professores dos Anos Iniciais de três escolas municipais do interior do Rio Grande do Sul. A metodologia se caracteriza como uma pesquisa qualitativa e exploratória, realizada com vinte professores dos Anos Iniciais que ao término de um processo formativo responderam um formulário online contendo onze questões dissertativas. Onde durante a análise dos dados as questões foram agrupadas em quatro eixos temáticos, sendo: -O bioma Pampa no ensino de Ciências; -A contextualização e a interdisciplinaridade no ensino; -A importância da Educação Ambiental; -Considerações dos professores sobre o processo formativo. Os resultados indicam que os professores acreditam ser possível inserir o tema nas discussões em sala de aula, reconhecendo que a contextualização enriquece o aprendizado e a interdisciplinaridade permite a integração dos conteúdos. Sendo que a Educação Ambiental é essencial para desenvolver desde cedo nos estudantes uma consciência crítica e ecológica, permitindo que estes reflitam sobre os impactos da falta de cuidado com o meio ambiente. Além disso, as respostas evidenciaram que o processo formativo promoveu uma reflexão crítica sobre a prática, incentivando os professores a considerar novas abordagens e estratégias de ensino, onde o bioma Pampa como tema multidisciplinar possibilita a abordagem de diferentes temas, de maneira contextualizada e integrada. Assim, é importante que os gestores escolares proporcionem processos formativos que contribuam com as necessidades dos professores, oferecendo recursos adequados para que estes possam incorporar o ensino de Ciências no seu planejamento.