Docência em fisioterapia: os desafios encontrados na prática docente na contemporaneidade

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9505

Resumo

No contexto de amplas discussões sobre a formação de professores que atuam no ensino superior em fisioterapia, assim como sobre as condições de ingresso desses profissionais na docência, destacam-se reflexões significativas sobre os diversos enfoques e a importância dos conhecimentos pedagógicos e epistemológicos que definem e caracterizam a prática docente. Essas discussões geram tensões cada vez mais explícitas nas instituições de ensino superior, uma vez que tem aumentado significativamente o número de professores sem formação e experiência específica para a docência que nelas ingressam. O estudo tem objetivo de identificar quais são os principais desafios encontrados pelos docentes no ensino superior em fisioterapia na prática diária. A pesquisa teve um enfoque qualitativo, para tanto utilizou-se como instrumento a busca de obras, teses e dissertações, versando sobre o tema a ser discutido, em bibliotecas e banco de dados, utilizando como critério de seleção autores que abordam o tema em uma perspectiva crítica com análise da realidade. Os achados da pesquisa indicam concepções de formação e docência que estão entrelaçadas e vêm sendo construídas ao longo da trajetória docente. A transmissão de conhecimento a partir de experiências vividas pelos docentes no processo de sua formação apresenta forte influência no processo de aprendizagem dos discentes. A falta de preparo pedagógico para os docentes foi o principal problema encontrado, indicando que a formação deve ser dada em processo contínuo, pois ensinar exige conhecimento constante.

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Publicado

2025-04-25