O ensino-aprendizagem e o ser professor: concepções docentes
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.947Resumo
A educação vem passando por uma crise e apresenta situações conflitantes de difíceis soluções que atingem diretamente alunos e professores. Os educadores não sabem muito bem como lidar com tal contexto, pois nos parece que continuam realizando um ensino baseado pura e simplesmente em transmissão de conhecimento. Assim, por meio de pesquisa, buscamos analisar as concepções de ensino-aprendizagem e do ser professor dos docentes e se eles tomam consciência de sua concepção. Nosso referencial teórico traz autores que tratam a profissão docente e os conceitos da teoria piagetiana. As entrevistas foram realizadas com professores de uma escola particular do interior paulista. Utilizamos como recurso metodológico a aplicação de entrevistas semiestruturadas e com uma aplicação baseada no método clínico utilizado por Jean Piaget. A análise foi pautada no conceito piagetiano da tomada de consciência. Os participantes foram doze professores da Educação Básica. Os resultados empíricos mostraram que uma boa parte dos professores não tomam consciência de como suas concepções de ensino-aprendizagem são baseadas no instrucionismo e na transmissão oral.
Downloads
Referências
BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. 2ª ed., Petrópolis: Vozes, 1993.
BECKER, F. A origem do conhecimento e a aprendizagem escolar. 1ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2003.
BECKER, F. O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire: da ação í operação. 1ª ed., Petrópolis: Vozes, 2010.
CHAKUR, C. R. de S. L. (2001). Desenvolvimento profissional docente: contribuições de uma leitura piagetiana. 1ª ed., Araraquara: JM Editora, 2001.
CHAKUR, C. R. de S. L. et. al. O método clínico em estudos psicogenéticos. In: CHAKUR, C. R. de S. L. et. al. O construtivismo na pesquisa: Alternativas metodológicas. (p.09-22). Curitiba, PR: Editora CRV, 2009.
DELVAL, J. Introdução í prática do método clínico: descobrindo o pensamento da criança. 1ª ed., Porto Alegre, RS: Artmed, 2002.
DELVAL, J. A escola possível: democracia, participação e autonomia. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2007.
DONGO-MONTOYA, A. O. Teoria da aprendizagem na obra de Jean Piaget. São Paulo: Ed. UNESP, 2009.
NÓVOA, A. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa, Portugal: EDUCA, 2009.
PIAGET, J. (1973). Problemas de psicologia genética. Rio de Janeiro: Forense, 1973.
PIAGET, J. A tomada de consciência. São Paulo: Melhoramentos, 1977.
PIAGET, J. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994.
PAGANINI-DA-SILVA, E. A profissionalização docente: identidade e crise. Araraquara, SP. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Educação Escolar, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, SP, 2006.
PIMENTA, S. G. De professores, pesquisa e didática. Campinas, SP: Papirus, 2002.
SINGER, H. República de crianças: sobre experiências de resistência. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.
VIANNA, C. Os nós do "nós": crise e perspectiva da ação coletiva docente em São Paulo. São Paulo: Xamã, 1999.
ZABALZA, M.; ZABALZA, M. A. Professores y profesión docente: Entre El "ser" y El "estar". Madrid, Espanha: Narcea, S.A. de ediciones, 2012.