Planos de ação para trabalhos nos presídios e análise das contribuições dos mesmos para o ensino de Educação Física
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9461Resumo
A pesquisa em questão investigou o impacto da Educação Física, especificamente a prática esportiva, no processo de ressocialização de detentos em um Centro de Detenção Provisória (CDP) masculino no Estado do Espírito Santo. Desse modo, contextualizamos a importância do direito à educação, destacando as disparidades históricas e socioeconômicas, especialmente no contexto da escravidão. Neste sentido, o presente estudo tem como objetivo analisar o plano de ação para pessoas privadas de liberdade no Espírito Santo. O enfoque metodológico da pesquisa se deu por meio do estudo classificado como descritivo, com abordagem quali-quantitativa, fazendo uso da investigação e da problematização de natureza básica. A presente pesquisa foi desenvolvida em um Centro de Detenção Provisória (CDP) masculino, localizado na região norte do Estado do Espírito Santo. Esta unidade CDP é vinculada a escola pública estadual. A metodologia é um estudo documental, trata-se de "um processo que emprega métodos e técnicas para capturar, entender e analisar documentos de diversos tipos. A conclusão é que o plano de ação para o ensino de Educação Física nas prisões ofereceu contribuições concretas para profissionais, gestores prisionais e pesquisadores, visando promover a ressocialização por meio da Educação Física, considerando a realidade específica do sistema penitenciário. O estudo contribui significativamente para a compreensão do papel transformador da Educação Física no ambiente prisional e destaca a importância de abordagens humanizadas e adaptadas às necessidades dos detentos.