“Salvando Dory": uma proposta de jogo digital como objeto de aprendizagem para o desenvolvimento da Educação Ambiental
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9450Resumo
Os avanços tecnológicos influenciam diretamente as relações sociais nos diferentes setores da sociedade, inclusive o da Educação. Por isso, a construção e organização do ensino brasileiro deve estar atrelado ao uso amplo e efetivo de recursos didáticos e digitais nos ambientes de aprendizagem, na tentativa de proporcionar uma formação integral dos alunos e professores da instituição escolar. O trabalho em tela tem como objetivo apresentar e avaliar uma proposta de Objeto de Aprendizagem (OA), no formato de jogo educativo, construído a partir dos princípios da Educação Ambiental (EA) e ancorado nos pressupostos da Teoria Cognitivista da aprendizagem. Por conseguinte, o OA elaborado foi submetido a análise dos aspectos pedagógicos e técnicos, buscando avaliar as potencialidades e fragilidades do OA digital produzido sob a perspectiva da EA. Contudo, os dados apresentados mostram-se significativos, pois o instrumento digital e educacional construídos desenvolve o conhecimento sobre as causas e problemas ambientais, fomentando a formação de sujeitos conscientes e capazes de promover a sustentabilidade na escola, no cotidiano e na sociedade.