Abordagem sobre a sí­ndrome de Down nos livros didáticos de Biologia

Autores

  • Priscila Simões França Universidade Estadual do Paraná Campus de União da Vitória
  • Alcemar Rodrigues Martello Universidade Estadual do Paraná Campus de União da Vitória

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2016.14.2.944

Resumo

A abordagem das sí­ndromes cromossômicas no meio escolar geralmente é tratada pelo professor de Biologia durante o estudo da genética e se baseia apenas nos livros didáticos, que representa a principal, senão a única fonte de trabalho como material impresso na sala de aula. Esta pesquisa analisou a abordagem dos livros didáticos de Biologia sobre a sí­ndrome de Down. Foram analisados quanto à presença do assunto, a quantidade e os exemplos utilizados sobre a sí­ndrome de Down nos conteúdos de citologia e genética. Foram escolhidas três categorias (biológica, cognitiva e social) para classificar o referido conteúdo nos livros didáticos. Constatou-se que existem alguns termos conceituais desatualizados contribuindo na permanência de conhecimentos equivocados por parte dos alunos. Há a necessidade de reformulação e contextualização com textos atuais, que promovam mudanças conceituais.

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Biografia do Autor

Priscila Simões França, Universidade Estadual do Paraná Campus de União da Vitória

Graduação em Ciências Biológicas

Alcemar Rodrigues Martello, Universidade Estadual do Paraná Campus de União da Vitória

Departamento de Biologia

Professor Adjunto

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Publicado

2016-11-17