O jogo lúdico na escola: ensinando o autocuidado oral

Autores

  • Vanessa Fontes dos Reis UNIFOA
  • Gustavo Esteves Rocha
  • Renato Silva Teixeira
  • Carlos Alberto Sanches Pereira UNIFOA

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9438

Resumo

A promoção e prevenção da saúde bucal representam um desafio significativo para os cirurgiões-dentistas na Estratégia da Saúde da Família (ESF). A eficácia dessas ações depende da utilização de ferramentas que aumentem a adesão e facilitem a aplicação de intervenções educativas, com o objetivo de melhorar o autocuidado bucal da população. O desenvolvimento do jogo “O super dentinho ,em uma aventura pela saúde bucal”, visou contribuir com os dentistas da ESF, que participam do Programa Saúde na Escola (PSE) implementando uma ferramenta pedagógica/educacional com objetivo de promover o autocuidado bucal equilibrado entre os estudantes. Foi desenvolvido um jogo de tabuleiro digital focado na promoção e prevenção da saúde bucal nas escolas, baseado em uma abordagem de aprendizagem significativa. A pesquisa adotou uma metodologia qualitativa e quantitativa, tendo como público-alvo os cirurgiões-dentistas da ESF e alunos do 4º e 5º anos do ensino fundamental no município de Rio das Flores, RJ. O jogo educacional proposto facilitou as atividades dos cirurgiões-dentistas nas escolas municipais através do PSE. Observou-se uma melhoria na compreensão, aprendizagem e envolvimento dos alunos com o conteúdo de educação em saúde bucal. O uso do jogo de tabuleiro digital como ferramenta pedagógica na ESF mostrou-se eficaz em promover o autocuidado bucal entre os estudantes, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-04-25