Livro didático e TIC’S no ensino remoto: considerações sobre o processo de ensinagem na pandemia de Covid-19

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9396

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo levantar a problemática do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’s) e dos livros didáticos, enquanto ferramentas de ensino, e sua relação com as desigualdades sociais no sistema educacional brasileiro nos anos de , 2020 e 2021. Ao longo desses anos, presenciamos o surgimento e eclosão dos casos de Coronavírus em todo o território nacional barsileiro, bem como a instalação do ensino remoto devido ao isolamento social. Para tanto, demonstraremos, através de revisão bibliográfica de pesquisas quanti e qualitativas em artigos publicados entre 2009 e 2020, como a pandemia promoveu um aumento do uso das TICs, de modo que nas pesquisas realizadas por OLIVEIRA & JUNIOR (2020) e por DUARTE & HYPÓLITO (2020) cerca de 84,3% dos professores respondentes encontravam-se, no mês de junho, desenvolvendo as atividades de ensino de forma não presencial, ou em suas casas ou nas dependências das escolas. Em contrapartida, 15,7% não desenvolviam atividades remotas. Dessa forma, as condições de acesso a essas TIC’s não são homogêneas aos discentes do ensino básico, de modo que o livro didático (LD) ainda se configura como uma ferramenta pedagógica de ensino muito importante para o processo formativo desses jovens. Concluímos que, tanto as TIC’s quanto os livros didáticos  se apresentam, no corpus analisado, como uma manifestação do processo de ensinagem descrito por Anastasiou (2003).  

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Biografia do Autor

Shalatiel Bernardo Martins, Universidade Regional do Cariri [https://ror.org/05y26ar20]

Shalatiel Bernardo Martins, Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Regional do Cariri (URCA), Mestrado em Linguagem e Ensino pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente é Professor Efetivo da Universidade Regional do Cariri, Coordenador Geral do Núcleo de Línguas (NUCLIN) da URCA e Chefe do Departamento de Línguas e Literaturas (DLL). Atuou como coordenador de área PIBID entre 2018 e 2021, foi coordenador do Núcleo de línguas (2018-2020) e coordenador de pós graduação lato sensu da PRPGP (2021). Pesquisa sobre representações sociais, tradução, cultura,multiletramentos, multimodalidades e o ensino de língua inglesa.

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Publicado

2025-04-25