Literatura marginal e podcast: uma oficina pedagógica fundamentada na concepção dialógica de Paulo Freire

Autores

  • Analice de Oliveira Martins Instituto Federal Fluminense
  • Marcela Nascimento Netto de Souza Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9384

Resumo

Este texto origina-se de uma dissertação de mestrado que se utilizou da abordagem dialógica freireana para refletir acerca dos mecanismos de alienação presentes na educação brasileira. Sob essa perspectiva, a abordagem educacional progressista de Paulo Freire sempre foi cenário de inúmeras discussões, principalmente, em setores mais conservadores da sociedade. Apesar de as práticas educativas terem passado por muitas reformulações, desde a inserção da perspectiva libertadora nos meandros das discussões educacionais na década de 1960, nos dias atuais, ainda há certo tom de revolução em falar das disposições de uma ação crítico-educativa, pautada nos princípios de dialogicidade freireana. No panorama educacional vigente, o que pode ser observado no contexto escolar é a mecanização na organização programática dos conteúdos de ensino, descontextualizada da realidade e alheia à formação crítica do sujeito. Diante disso, buscou-se responder o seguinte questionamento: de que maneira a literatura marginal poderia contribuir para a percepção crítica de educandos do Ensino Médio a respeito dos fenômenos sociais de exclusão? Para responder a essa questão, foi definido, como objetivo, identificar os efeitos da literatura marginal, a partir da abordagem dialógica freireana, na forma como os educandos percebiam os fenômenos sociais de exclusão no seu cotidiano, a fim de que fosse verificada a potencialidade dessas obras para o aumento da criticidade e reflexão desses sujeitos. Para tanto, foi implementada uma oficina que contou com auxílio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por meio da utilização do podcast. Após a aplicação, concluiu-se que a oficina pedagógica contribuiu para endossar a relevância das temáticas políticas e sociais para uma educação humanizadora e emancipatória, corroborando o aprofundamento crítico-reflexivo dos educandos.

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Biografia do Autor

Analice de Oliveira Martins, Instituto Federal Fluminense

Pós-Doutorado em Literatura Brasileira Contemporânea, pela Università degli Studi Roma Tre (2017); Doutorado em Estudos de Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), com bolsa do CNPq; Mestrado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), com bolsa do CNPq; Bacharelado e Licenciatura em Letras (Português-Francês) também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990). Atua na área de Letras, lecionando, como Professora Titular, no IFF campus Campos Centro, as seguintes disciplinas: Literatura Brasileira, Literatura Brasileira Contemporânea, Literatura Comparada, Teoria da Literatura, Literatura e Estudos Culturais, Mídias Sociais e Ensino. É professora colaboradora do Programa de Mestrado e Doutorado em Cognição e Linguagem da UENF e professora titular dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu MPET (Mestrado Profissional em Ensino e suas Tecnologias) e lato sensu em Literatura, Memória Cultural e Sociedade, do IFF campus Campos Centro. As pesquisas relacionam-se aos diálogos entre literatura e estudos culturais; aos relatos de espaço; às questões de pertencimento e identidade cultural e também às fronteiras entre literatura e tecnologia, investigando as novas condições de produção literária na contemporaneidade. É pesquisadora do NECEL (Núcleo de Estudos Culturais, Estéticos e de Linguagens), cadastrado no CNPq. Publicou, em 2018, o livro "Entremeios: ensaios sobre literatura, cinema e comunicação", pela editora Appris.

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Publicado

2025-04-25