Literatura marginal e podcast: uma oficina pedagógica fundamentada na concepção dialógica de Paulo Freire
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9384Resumo
Este texto origina-se de uma dissertação de mestrado que se utilizou da abordagem dialógica freireana para refletir acerca dos mecanismos de alienação presentes na educação brasileira. Sob essa perspectiva, a abordagem educacional progressista de Paulo Freire sempre foi cenário de inúmeras discussões, principalmente, em setores mais conservadores da sociedade. Apesar de as práticas educativas terem passado por muitas reformulações, desde a inserção da perspectiva libertadora nos meandros das discussões educacionais na década de 1960, nos dias atuais, ainda há certo tom de revolução em falar das disposições de uma ação crítico-educativa, pautada nos princípios de dialogicidade freireana. No panorama educacional vigente, o que pode ser observado no contexto escolar é a mecanização na organização programática dos conteúdos de ensino, descontextualizada da realidade e alheia à formação crítica do sujeito. Diante disso, buscou-se responder o seguinte questionamento: de que maneira a literatura marginal poderia contribuir para a percepção crítica de educandos do Ensino Médio a respeito dos fenômenos sociais de exclusão? Para responder a essa questão, foi definido, como objetivo, identificar os efeitos da literatura marginal, a partir da abordagem dialógica freireana, na forma como os educandos percebiam os fenômenos sociais de exclusão no seu cotidiano, a fim de que fosse verificada a potencialidade dessas obras para o aumento da criticidade e reflexão desses sujeitos. Para tanto, foi implementada uma oficina que contou com auxílio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação por meio da utilização do podcast. Após a aplicação, concluiu-se que a oficina pedagógica contribuiu para endossar a relevância das temáticas políticas e sociais para uma educação humanizadora e emancipatória, corroborando o aprofundamento crítico-reflexivo dos educandos.