Design thinking na educação por descrição bibliométrica com suporte em investigações indexadas na web of science
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9363Resumo
Apesar dos avanços na área, a utilização do Design Thinking na educação ainda é algo novo e desafiador. Este estudo tem como objetivo mapear a produção científica sobre o Design Thinking na área de educação em uma das principais bases de dados, a Web of Science – WoS, no período de janeiro de 2000 a fevereiro de 2024, analisando os registros que apresentam os termos selecionados para a busca, com base em revisão de literatura sobre a temática em questão. Como percurso metodológico, foi realizada a análise a descrição bibliométrica com suporte em investigações indexadas na Web of Science - WoS. Identificou-se as áreas de concentração, os trabalhos mais citados, as publicações por ano, e as redes de coocorrência de palavras-chave e acoplamento bibliográfico por país. Como resultado tem-se 492 artigos, com destaque aos 10 estudos mais citados, a evolução de 0 para 96 artigos publicados por ano, no período de janeiro de 2000 a fevereiro de 2024 e rede de coocorrência de palavras-chave das quais “Design Thinking”, “Education” (Educação), Students (Alunos) e Computational Thinking (Pensamento Computacional) são as que aparecem com maior frequência, o que é compreensível pelo próprio filtro de busca. No que se refere ao acoplamento bibliográfico por país, dos 26 que mais publicam, os Estados Unidos (13), China (7), e Taiwan (6) são os que possuem maior volume de publicações. O Brasil não possui documentos publicados com os filtros utilizados. Por fim, o estudo demonstra que o Design Thinking vem sendo utilizado de maneira considerável na educação nos últimos anos.
Palavras-chave: Design Thinking, Educação, Descrição Bibliométrica.