Contribuição do cinema para o processo ensino-aprendizagem em um Programa de Residência Médica de Pediatria: relato de experiência em uma Disciplina de Prática Docente
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9352Resumo
O presente relato de experiência descreve uma atividade pedagógica realizada para uma disciplina de pós-graduação, visando incentivar a reflexão no treinamento de residentes em pediatria para além dos aspectos biológicos da assistência, e a autonomia na construção do conhecimento. A partir do desenvolvimento das atividades na disciplina Metodologia Didática do Ensino Superior em um Programa de Pós-graduação na área da saúde, a pesquisadora realizou uma atividade de preceptoria para os residentes de pediatria de um hospital público universitário. Utilizou sala de aula invertida como metodologia ativa de aprendizagem, e o recurso audiovisual do cinema a partir da ocorrência de um caso de morte súbita do lactente, no domicílio, após alta recente da Unidade Neonatal do referido hospital. O filme utilizado foi “Mães Paralelas”, de Almodóvar, de 2021. A intervenção pedagógica foi pautada pela Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, pelos princípios Pedagógicos da Andragogia e pelo uso do cinema, fundamentado em Edgar Morin. A atividade pedagógica foi avaliada através do cumprimento das etapas da sala de aula invertida e da captação de percepções dos residentes, com feedback sobre os objetivos no processo ensino-aprendizagem. Concluiu-se que o uso do cinema contribuiu com reflexões sobre as rotinas de trabalho, aproximou o tema das práticas humanísticas, ajudou a elaborar o sentimento de frustração nos residentes e despertou a necessidade de aprimorar orientações para a alta hospitalar neonatal segura. O resultado do processo formativo da pesquisadora ao longo da disciplina na pós-graduação foi pautado pelos princípios teóricos propostos com criatividade e repercutiu positivamente em sua capacidade de utilizar elementos significativos em preceptoria.
Palavras-chaves: Cinema, Residência médica, Ensino.