Programa Elos da Universidade de Brasília: uma estratégia de apoio ao ensino de Cálculo I

Autores

  • Lucas Moreira Universidade de Brasília
  • Janete Soares de Gamboa Universidade de Brasília
  • Paulo Henrique Pereira da Costa Universidade de Brasília
  • Larissa Lorrany Santos Caldas Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9347

Resumo

Este artigo apresenta uma análise do Programa de Aprendizagem e Acolhimento Continuado - Elos da Universidade de Brasília (UnB), iniciado no segundo semestre letivo de 2022. O Programa visa oferecer suporte de aprendizagem e acompanhamento continuado aos estudantes de disciplinas com alto índice de reprovação, com foco especial na disciplina de Cálculo I. O Programa busca suprir eventuais lacunas pedagógicas e promover a adaptação dos estudantes ao meio acadêmico, contribuindo assim, para o alcance de melhores índices de aprovação. Os participantes do programa são acompanhados por meio de tutorias realizadas no campus Darcy Ribeiro. Este trabalho descreve os principais aspectos do Programa Elos, apresentando os resultados alcançados e explorando a percepção de tutores e tutorados sobre o projeto, além de sugerir melhorias para os semestres subsequentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Pereira da Costa, Universidade de Brasília

Possui graduação em Matemática pela Universidade de Brasília (2007), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e doutorado em Matemática pela Universidade de Estadual de Campinas (2013). Atualmente, é Professor Adjunto na Universidade de Brasília. Tem experiência na área de Probabilidade com ênfase em Sistemas Dinâmicos Estocásticos. Áreas de interesse e atuação: geometria estocástica, fluxos estocásticos, análise estocástica, Processos de Lévy, geometria simplética e de Poisson, variedades folheadas e Grupos de Lie.

Downloads

Publicado

2025-04-25