O Lugar das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Formação de Leitores de Textos Literários na Educação Profissional e Tecnológica
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9343Resumo
Este artigo apresenta os resultados de um estudo cujo objetivo geral foi identificar qual era o lugar atribuído às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) por professores de língua portuguesa durante o trabalho com a leitura literária realizado em cursos de ensino médio integrados à educação profissional e tecnológica em escolas públicas estaduais da região Centro-Oeste de Minas Gerais. A investigação adotou uma abordagem qualitativa e se valeu de pesquisa documental e de campo, a qual utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário on-line aplicado a 13 docentes de 15 escolas. Todo esse processo permitiu constatar que os professores que atuam nas instituições pesquisadas reconhecem o valor e a importância do estudo do texto literário, mas encontram dificuldade de inserir as TDIC como estratégia de intervenção educativa de modo a formar o leitor crítico de textos literários desejado pelos documentos reguladores dos anos finais da educação básica brasileira.