O Lugar das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Formação de Leitores de Textos Literários na Educação Profissional e Tecnológica

Autores

  • Ana Cláudia Santos Escola Estadual Padre Paulo, Santo Antônio do Monte (MG) https://orcid.org/0009-0000-3057-5313
  • Rodrigo Alves dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais/Departamento de Formação Geral

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9343

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um estudo cujo objetivo geral foi identificar qual era o lugar atribuído às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) por professores de língua portuguesa durante o trabalho com a leitura literária realizado em cursos de ensino médio integrados à educação profissional e tecnológica em escolas públicas estaduais da região Centro-Oeste de Minas Gerais. A investigação adotou uma abordagem qualitativa e se valeu de pesquisa documental e de campo, a qual utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário on-line aplicado a 13 docentes de 15 escolas. Todo esse processo permitiu constatar que os professores que atuam nas instituições pesquisadas reconhecem o valor e a importância do estudo do texto literário, mas encontram dificuldade de inserir as TDIC como estratégia de intervenção educativa de modo a formar o leitor crítico de textos literários desejado pelos documentos reguladores dos anos finais da educação básica brasileira.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Santos, Escola Estadual Padre Paulo, Santo Antônio do Monte (MG)

Professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Padre Paulo, Santo Antônio do Monte (MG).

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo PPG-PROFEPT-CEFET-MG

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Publicado

2025-04-25