O Lugar das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Formação de Leitores de Textos Literários na Educação Profissional e Tecnológica

Autores/as

  • Ana Cláudia Santos Escola Estadual Padre Paulo, Santo Antônio do Monte (MG) https://orcid.org/0009-0000-3057-5313
  • Rodrigo Alves dos Santos Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais/Departamento de Formação Geral

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9343

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de um estudo cujo objetivo geral foi identificar qual era o lugar atribuído às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) por professores de língua portuguesa durante o trabalho com a leitura literária realizado em cursos de ensino médio integrados à educação profissional e tecnológica em escolas públicas estaduais da região Centro-Oeste de Minas Gerais. A investigação adotou uma abordagem qualitativa e se valeu de pesquisa documental e de campo, a qual utilizou como instrumento de coleta de dados um questionário on-line aplicado a 13 docentes de 15 escolas. Todo esse processo permitiu constatar que os professores que atuam nas instituições pesquisadas reconhecem o valor e a importância do estudo do texto literário, mas encontram dificuldade de inserir as TDIC como estratégia de intervenção educativa de modo a formar o leitor crítico de textos literários desejado pelos documentos reguladores dos anos finais da educação básica brasileira.

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Biografía del autor/a

Ana Cláudia Santos, Escola Estadual Padre Paulo, Santo Antônio do Monte (MG)

Professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual Padre Paulo, Santo Antônio do Monte (MG).

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo PPG-PROFEPT-CEFET-MG

Publicado

2025-04-25