Discutindo o potencial dos Recursos Educacionais Abertos: um estudo exploratório
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9332Resumo
Problematizamos os Recursos Educacionais Abertos (REA) e seu potencial de produção colaborativa em educação, enfatizando as características dos REA em relação aos pré-requisitos de abertura legal, abertura técnica, cultura colaborativa e aspectos pedagógicos. O pressuposto principal é o de que teriam potencial de fomentar metodologias participativas e apoiar o ensino e a aprendizagem de maneira colaborativa. Neste artigo, apresentamos uma pesquisa de cunho exploratório que analisou recursos e repositórios de Universidades Públicas Federais brasileiras para discutir as qualidades e características intrínsecas dos REA. Os resultados evidenciam que ainda há desafios no desenvolvimento, na disseminação e, consequentemente, na integração dos REA com a prática pedagógica nas Universidades Federais. Foram propostos alguns caminhos que podem estimular o desenvolvimento teórico-prático de REA de forma mais consistente nesse contexto.