Discutindo o potencial dos Recursos Educacionais Abertos: um estudo exploratório

Autores

  • Daniela Vieira de Carvalho R. Molisani Universidade Federal do EStado do Rio de Janeiro
  • Carmen Irene Correia de Oliveiera Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9332

Resumo

Problematizamos os Recursos Educacionais Abertos (REA) e seu potencial de produção colaborativa em educação, enfatizando as características dos REA em relação aos pré-requisitos de abertura legal, abertura técnica, cultura colaborativa e aspectos pedagógicos. O pressuposto principal é o de que teriam potencial de fomentar metodologias participativas e apoiar o ensino e a aprendizagem de maneira colaborativa. Neste artigo, apresentamos uma pesquisa de cunho exploratório que analisou recursos e repositórios de Universidades Públicas Federais brasileiras para discutir as qualidades e características intrínsecas dos REA. Os resultados evidenciam que ainda há desafios no desenvolvimento, na disseminação e, consequentemente, na integração dos REA com a prática pedagógica nas Universidades Federais. Foram propostos alguns caminhos que podem estimular o desenvolvimento teórico-prático de REA de forma mais consistente nesse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Vieira de Carvalho R. Molisani, Universidade Federal do EStado do Rio de Janeiro

Possui Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO (2022), Pós Graduação (CBA - Certificate in Business Administration) em Gestão de Negócios pelo Ibmec (2009) e graduação em Desenho Industrial - Comunicação Visual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). Atua como programadora visual da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Comunicação Visual. Sua área de interesse acadêmico abrange: Recursos Educacionais Abertos (REA), Educação e Design, Aprendizagem Colaborativa, Educação e as Mídias Digitais / Novas Mídias, Educação e Design, Educação Aberta, Design Gráfico, Projetos de editoração e diagramação, capacitação de professores.

Downloads

Publicado

2025-04-25