Green School: aplicativo para gerenciamento de horta escolar sustentável

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DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9331

Resumo

A sustentabilidade engloba reflexões, planejamentos e ações de preservação ambiental alinhados às práticas sustentáveis que devem ser ensinadas na educação formal e informal. Praticar ações ambientais, com auxílio da tecnologia, torna o aprendizado mais atrativo, principalmente para as crianças e jovens das gerações atuais. Este relato de experiência visa apresentar a trajetória de elaboração do aplicativo Green School e seu teste, por alunos e professores de uma escola estadual de Ensino Médio e Técnico da cidade de Praia Grande (SP). O planejamento, preparação do local e acompanhamento do ciclo de plantio-colheita de uma horta orgânica escolar foi o gerador de dados para alimentar semanalmente o aplicativo, que foi testado por professores e alunos. Constatou-se que, mesmo com uma amostra pequena de testes, houve ganhos na aprendizagem, evidenciado pelo protagonismo dos estudantes nas ações executadas, além de que o uso da tecnologia engajou os alunos nas atividades. O projeto também revelou a necessidade de investimento financeiro que viabilizasse a expansão do aplicativo para mais alunos e professores. Contudo, notou-se que, mesmo com a falta de verba, o envolvimento e integração de objetivos e ações entre educadores, alunos e corpo gestor escolar é um forte alicerce que leva a resultados positivos e escaláveis.

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Biografia do Autor

Janara de Camargo Matos, Faculdade de Tecnologia de Praia Grande - Centro Paula Souza

Graduação em Ciências Biológicas; Graduação em Pedagogia; Graduação em Tecnologia em Processamento de Dados; Mestrado em Ciências; Doutorado em Saúde Coletiva.

Professora da Faculdade de Tecnologia de Praia Grande (FatecPG) - Centro Paula Souza e da Etec Praia Grande.

Fabiana Gaspar, Fatec Praia Grande

Graduação em Tecnologia em Gestão Empresarial.

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Publicado

2025-04-25