Obstáculos para o desenvolvimento educacional da criança com transtorno do déficit de atenção com hiperatividade
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9322Resumo
Este trabalho tem como objetivo identificar os mecanismos subjacentes ao Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade que afetam o desenvolvimento educacional das crianças. O estudo, realizado como uma Revisão Integrativa da Literatura, apresentou como critérios de inclusão dos artigos um espaço
amostral de 20 anos, no período de 2004 a 2024, artigos na base de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, US National Library of Medicine, Índice Bibliográfico Español de Ciencias de la Salud, Scientific Electronic Library Online. Posteriormente procedeu-se ao cruzamento dos descritores
“ADHD”, “inclusion” e “children”, buscando apreender as relações entre inclusão educacional e TDAH. Foram excluídos os artigos duplicados e que não respondiam à questão central. Após a análise dos artigos selecionados, constatou-se que a sobrecarga de trabalho e a necessidade de formação são os principais
mecanismos subjacentes ao TDAH que prejudicam o desenvolvimento educacional das crianças. É urgente a formação e o apoio aos profissionais da educação para lidar com as necessidades dos alunos com TDAH, ressaltando a importância de estratégias que vão além das abordagens farmacológicas.
Palavras-chaves: Pediatria, Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.