“A bola que o meu irmão brinca parece um círculo”: o Modelo de van Hiele e o Pensamento Geométrico em crianças do segundo período da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9315Resumo
Este estudo tem como objetivo apresentar uma oficina matemática realizada com 17 crianças de cinco anos do segundo período da Educação Infantil em uma escola pública no município de Montes Claros – Minas Gerais e analisar como o Modelo de van Hiele fundamentou a compreensão da aprendizagem de Geometria dessas crianças. Essa prática, com duração de 1h40min, foi elaborada e conduzida por dois mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros. Portanto, interessado nessa análise, foi investigado o Pensamento Geométrico mobilizado pelas crianças durante a aplicação e discussão da oficina intitulada Sequências Lógicas. Os desdobramentos constatados no desenvolvimento da oficina indicam que as crianças alcançaram satisfatoriamente o nível 1, denominado Visualização, do Modelo de van Hiele. Também, houve um estímulo aos participantes na mobilização de uma aprendizagem mais engajada, significativa e articulada ao cotidiano. Essa vivência prática destaca a importância de abordagens pedagógicas que combinem elementos lúdicos e contextualizados para o ensino de conceitos matemáticos.