A Revolta da vacina nos Livros Didáticos de História atuais
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9275Resumo
Com a chegada da Nova História Cultural - NHC, a historiografia da república ganhou novas produções que ressignificaram processos históricos e possibilitaram uma maior atenção às questões sociais do período. A Revolta da Vacina, como ficou conhecida a revolta popular de 1904, é um desses processos que ganhou maior aprofundamento. O presente trabalho teve como objetivo analisar livros didáticos do tempo presente quanto à sua abordagem sobre a Revolta da Vacina, tendo como base a historiografia da NHC. Por meio da análise de livros didáticos e de produções dentro da perspectiva da NHC, buscamos traçar paralelos entre as aproximações e os distanciamentos da perspectiva historiográfica dos livros em comparação com a perspectiva historiográfica das produções correspondentes à tendência da NHC. Levar em consideração qual tipo de historiografia está sendo produzida para a rede básica de ensino é relevante no que se refere às problematizações e aos aprofundamentos necessários ao estudo do período, isto é, a implantação da república no Brasil e suas problemáticas, questões essas que têm relação direta com a revolta popular de 1904, na Capital, mas que, também, apresentam processos enraizados nas relações sociais atuais.