Formação em Física: Percepções Iniciais dos Licenciandos e suas expectativas para a Docência
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9249Resumo
A compreensão das percepções iniciais de estudantes de licenciatura reveste-se de importância primordial não apenas como um meio de orientar os alunos em sua jornada acadêmica, mas também como uma ferramenta fundamental para otimizar o processo formativo, assegurando uma preparação mais robusta e eficaz para a prática docente. O estudo tem como objetivo analisar as percepções de licenciandos do 1º semestre no curso de Licenciatura em Física de um Instituto Federal de Ciência e Tecnologia na região Nordeste, identificando suas motivações e expectativas iniciais. A análise se justifica pela importância de entender as motivações dos estudantes ao ingressarem no curso, o que possibilita a adaptação das estratégias de ensino para melhor atender às suas necessidades e interesses. Nesse contexto, a problemática central reside em investigar as percepções iniciais dos licenciandos em Física sobre sua formação, buscando identificar lacunas e desafios no processo de desenvolvimento profissional. O presente estudo qualitativo se configura como uma pesquisa aplicada, concentrando-se em questões práticas. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado disponibilizado online, utilizando o formulário Google Forms como ferramenta. A pesquisa ressalta a importância de estratégias de ensino adaptadas à era digital na formação de licenciandos em Física, visando proporcionar uma experiência de aprendizagem dinâmica. Além disso, enfatiza-se a necessidade de integração entre conhecimentos disciplinares e pedagógicos. Apesar dos desafios, os licenciandos demonstram compromisso com sua formação e com a contribuição para a educação e a sociedade, preparando-se para desempenhar um papel ativo como futuros professores de Física.