Formação em Física: Percepções Iniciais dos Licenciandos e suas expectativas para a Docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9249

Resumo

A compreensão das percepções iniciais de estudantes de licenciatura reveste-se de importância primordial não apenas como um meio de orientar os alunos em sua jornada acadêmica, mas também como uma ferramenta fundamental para otimizar o processo formativo, assegurando uma preparação mais robusta e eficaz para a prática docente. O estudo tem como objetivo analisar as percepções de licenciandos do 1º semestre no curso de Licenciatura em Física de um Instituto Federal de Ciência e Tecnologia na região Nordeste, identificando suas motivações e expectativas iniciais. A análise se justifica pela importância de entender as motivações dos estudantes ao ingressarem no curso, o que possibilita a adaptação das estratégias de ensino para melhor atender às suas necessidades e interesses. Nesse contexto, a problemática central reside em investigar as percepções iniciais dos licenciandos em Física sobre sua formação, buscando identificar lacunas e desafios no processo de desenvolvimento profissional. O presente estudo qualitativo se configura como uma pesquisa aplicada, concentrando-se em questões práticas. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado disponibilizado online, utilizando o formulário Google Forms como ferramenta. A pesquisa ressalta a importância de estratégias de ensino adaptadas à era digital na formação de licenciandos em Física, visando proporcionar uma experiência de aprendizagem dinâmica. Além disso, enfatiza-se a necessidade de integração entre conhecimentos disciplinares e pedagógicos. Apesar dos desafios, os licenciandos demonstram compromisso com sua formação e com a contribuição para a educação e a sociedade, preparando-se para desempenhar um papel ativo como futuros professores de Física.

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Biografia do Autor

Vitória Hellen Jucá dos Santos, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática, na linha de pesquisa Ensino de Física pelo IFCE. Graduada em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - campus Fortaleza. Integrante do Grupo de Ensino, Pesquisa em Astrofísica e Cosmologia - GEPAC. Foi membro do Laboratório de Astrofísica e Cosmologia onde foi bolsista em Iniciação Cientifica em Astrofísica do Infravermeho (IR).

Cristiana Maria dos Santos Silva, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)

Doutoranda em Ensino (Rede Nordeste de Ensino - RENOEN/IFCE - 2023). Bolsista de Doutorado (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM/IFCE), com ênfase em Física - 2021. Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2007). Graduada em Matemática e Física pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2005). Tecnóloga em Recursos Hídricos / Irrigação pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico - CENTEC (2004). Professora de Física efetivada pelo concurso da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) de 2010.

Maria Cleide da Silva Barroso, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Foi aluna do curso de Filosofia da UECE. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2009). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2017). Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino/ curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-IFCE (RENOEN). Atualmente coordena o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Coordena o grupo de estudos do IFCE intitulado: Trabalho, educação e as políticas de formação docente: uma análise no contexto do capitalismo contemporâneo. É Professora da Licenciatura em Química do IFCE. É diretora colegiado do sindicato SINDIFCE. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores; Educação e Marxismo; Construtivismo e Formação Docente; Pedagogia Russa; Materialismo histórico dialético; Professor e prática reflexiva; Educação Infantil; Avaliação de Sistem educacionais; Didática; História do curso de Pedagogia no Brasil e Estágio Supervisionado.

Mairton Cavalcante Romeu, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)

Doutor em Física e em Engenharia de Teleinformática. Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Universidade Estadual do Ceará (Uece-2002), graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2004), Mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC-2007),Doutorado em Engenharia de Teleinformática pela Universidade Federal do Ceará ( 2014 ) e Doutorado em Física pela Universidade Federal do Ceará ( 2022 ). Atua principalmente nos seguintes temas: Física experimental e Aplicada, Ensino de Astronomia e de Física.

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Publicado

2025-04-25