O Ensino Especializado em Ciências da Natureza para Alunos Surdos e a Formação Docente nos Cursos de Licenciatura das Universidades Públicas do Estado do Ceará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9246

Resumo

Este estudo tem como objetivo investigar o ensino de Ciências da Natureza para alunos surdos e a formação oferecida pelos cursos de licenciatura das universidades do estado do Ceará nas áreas de Química, Física e Biologia. Por meio de uma revisão da literatura e análise de documentos, foi realizada uma avaliação abrangente sobre o Atendimento Educacional Especializado, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e os desafios enfrentados na formação docente no ensino superior, com foco nas matrizes curriculares dos cursos selecionados. Nessa análise, verificou-se como a educação especial e a Libras são abordadas na formação dos professores. A pesquisa revelou lacunas significativas na preparação dos professores para lidar com a Educação Especial e atender às necessidades da comunidade surda, especialmente nas matrizes curriculares das licenciaturas estudadas. Isso ressalta a importância da formação continuada dos professores para aprimorar seus conhecimentos em Libras e educação inclusiva, promovendo assim a interação e a inclusão dos alunos surdos nas escolas. O propósito desta pesquisa é gerar novos conhecimentos e informações que possam contribuir, tanto de forma teórica, quanto de forma prática, para aprimorar o ensino de Ciências da Natureza para alunos surdos.

Palavras-chave: Educação Especial, Alunos surdos, Formação Docente, Ciências da Natureza.

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Biografia do Autor

Mylena Ciribelle Silva da Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE

Licenciada em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (Campus: Maracanaú). Atualmente cursa Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE (Campus: Fortaleza). Especializou-se em Metodologia do Ensino de Biologia e Química. Foi bolsista de programa institucional de bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação/PIBITI no Laboratório de Química Analítica e Microbiologia Ambiental (LAQAMB) do IFCE com o projeto Reaproveitamento de Biocatalizadores Naturais na Obtenção de Interesse Comercial, foi também bolsista do programa institucional de Bolsas de Iniciação Científica/PIBIC com o projeto Investigação Fitoquímica e Farmacológica da Plantas Medicinais utilizadas no Ceará. Atualmente trabalha como professora de Química na rede de ensino básico no Estado do Ceará.

Calliu Carneiro Barbosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui graduação em Química Licenciatura pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) (2016). Especialização em Ensino de Ciências da Natureza pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE) (2020). Mestrado em andamento em Ensino de Ciências e Matemática (IFCE). Foi bolsista de Iniciação Científica (FUNCAP), desenvolvendo atividades de pesquisa no Laboratório de Tecnologia em Processos Ambientais (LTPA /IFCE - Maracanaú), também foi bolsista do Programa Institucional de Apoio a Projetos de Extensão (PAPEX/IFCE). E bolsista PIBID (CAPES) no subprojeto: Química. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Fitoquímica de produtos naturais e plantas medicinais, produção eletrolítica de hidrogênio (H2), ensino através da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS).

Maria Cleide da Silva Barroso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Foi aluna do curso de Filosofia da UECE. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2009). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará UFC (2017). Professora Permanente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino/ curso de Doutorado Acadêmico em Ensino Rede Nordeste de Ensino-IFCE (RENOEN). Atualmente coordena o Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática PGECM/IFCE (acadêmico). Coordena o grupo de estudos do IFCE intitulado: Trabalho, educação e as políticas de formação docente: uma análise no contexto do capitalismo contemporâneo. É Professora da Licenciatura em Química do IFCE. É diretora colegiado do sindicato SINDIFCE. Tem experiência na área de Educação, principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores; Educação e Marxismo; Construtivismo e Formação Docente;Pedagogia Russa; Materialismo histórico dialético; Professor e prática reflexiva; Educação Infantil; Avaliação de Sistem educacionais; Didática; História do curso de Pedagogia no Brasil e Estágio Supervisionado.

Caroline de Goes Sampaio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Doutora e Mestre em Química pela Universidade Federal do Ceará - UFC, Graduada em Química pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, Técnica em Química Industrial pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará - CEFET/CE. Atualmente, exerço o cargo de professora efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) - Campus Maracanaú (40 h/ DE), professora do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM/IFCE (acadêmico) e docente do Doutorado em Ensino (Rede Nordeste - RENOEN). No campo da pesquisa, desenvolvo trabalhos na área de produtos naturais, nanotecnologia, ensino de Química através da abordagem Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) e Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS).

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Publicado

2025-04-25