O Ensino Especializado em Ciências da Natureza para Alunos Surdos e a Formação Docente nos Cursos de Licenciatura das Universidades Públicas do Estado do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9246Resumo
Este estudo tem como objetivo investigar o ensino de Ciências da Natureza para alunos surdos e a formação oferecida pelos cursos de licenciatura das universidades do estado do Ceará nas áreas de Química, Física e Biologia. Por meio de uma revisão da literatura e análise de documentos, foi realizada uma avaliação abrangente sobre o Atendimento Educacional Especializado, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e os desafios enfrentados na formação docente no ensino superior, com foco nas matrizes curriculares dos cursos selecionados. Nessa análise, verificou-se como a educação especial e a Libras são abordadas na formação dos professores. A pesquisa revelou lacunas significativas na preparação dos professores para lidar com a Educação Especial e atender às necessidades da comunidade surda, especialmente nas matrizes curriculares das licenciaturas estudadas. Isso ressalta a importância da formação continuada dos professores para aprimorar seus conhecimentos em Libras e educação inclusiva, promovendo assim a interação e a inclusão dos alunos surdos nas escolas. O propósito desta pesquisa é gerar novos conhecimentos e informações que possam contribuir, tanto de forma teórica, quanto de forma prática, para aprimorar o ensino de Ciências da Natureza para alunos surdos.
Palavras-chave: Educação Especial, Alunos surdos, Formação Docente, Ciências da Natureza.