A influência da pressão causada para atingir as metas da Prova Saeb de Matemática na prática do professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Uma Revisão Sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9243

Resumo

Neste artigo, apresentamos um recorte da dissertação de mestrado intitulada “XXXXXX”, no qual se buscou, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL), conhecer quais as influências da Prova Saeb na prática do professor que ensina Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A dissertação apontou três principais influências, sendo elas: a) Formação do professor e suas lacunas; b) Pressão causada para atingir a meta; e c) O treinamento dos alunos e o empobrecimento do currículo. Por uma questão de limite, neste artigo vamos discutir a respeito das pressões causadas ao professor para atingir as metas impostas. As pesquisas têm mostrado que as pressões podem causar impactos positivos, como a busca do docente por uma melhor formação, a participação da família na escola e discussões sobre o currículo, no entanto, há os impactos negativos, como o stress e a frustração dos professores em não atingir as metas estabelecidas. Dessa forma, entendemos que os objetivos da Prova Saeb devem ser mais bem compreendidos, já que o objetivo não é avaliar o professor ou os alunos, mas sim o sistema educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-04-25