As influências e tendências sobre/para a formação inicial de professores no Brasil

Autores

  • Caroline Vissotto UDESC
  • Larissa Cerignoni Benites FAED/UDESC e CEFID/UDESC

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.9200

Resumo

Este estudo de abordagem qualitativa apresenta os resultados de uma revisão bibliográfica que investigou as concepções e tendências que têm orientado as políticas de formação docente no Brasil e seus impactos, principalmente no que diz respeito à formação inicial. Foram analisados 17 artigos selecionados a partir da plataforma Portal CAPES e Scielo, considerando o período de 2001 a 2021. Os principais achados destacam: (1) que as concepções para a formação de professores se atrelam a uma concepção de mundo e sociedade; (2) as tendências para a formação têm matrizes variadas e muitas vezes reaparecem no decurso histórico, agregando ou alterando características decorrentes de reestruturações sociais e do mundo do trabalho; (3) a maioria das tendências presentes no Brasil advém de referenciais internacionais e se constituíram num contexto marcado pela mundialização econômica; (4) a constituição histórica do campo teórico-epistemológico da formação docente brasileira expressa disputas e evidencia também a presença de perspectivas progressistas, preocupadas em apreender diferentes determinações que perpassam o processo educativo. Como considerações, infere-se que esses achados ampliam as possibilidades de compreensão do contexto e da própria formação docente para além de sua aparência imediata.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Cerignoni Benites, FAED/UDESC e CEFID/UDESC

Profa. Dra. da Universidade do Estado de Santa Catarina no Programa de Pós-Graduação em Educação (FAED/UDESC) e no Centro de Ciências da saúde e do esporte (CEFID/UDESC). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6144-5298

Downloads

Publicado

2024-08-20