Aventura Matemática: oficinas como estratégia de ensino e de aprendizagem em Matemática à vista da Teoria dos Campos Conceituais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2024.22.2.9187

Resumo

Este estudo relata como a Teoria dos Campos Conceituais fundamentou a compreensão da aprendizagem Matemática em oficinas pedagógicas conduzidas por mestrandos e uma docente em uma instituição de ensino em Montes Claros, Minas Gerais. A atividade denominada “Aventura Matemática: Rotação pela Terra dos Números e das Formas”, foi realizada com estudantes do primeiro ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais como parte das celebrações alusivas ao Dia Internacional da Matemática. A teoria foi utilizada para analisar as estratégias dos estudantes, identificando quais invariantes operatórios, isto é, quais teoremas-em-ação e conceitos-em-ação foram mobilizados por esses na realização das atividades. Os resultados indicam que as oficinas incentivaram uma aprendizagem mais engajada e significativa, destacando a importância de estratégias pedagógicas lúdicas e contextualizadas para o ensino de conceitos matemáticos, evidenciando sua relevância no contexto educacional contemporâneo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Saulo Macedo de Oliveira, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Educação Matemática, da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). ORCID: https://orcid.org/0009-0002-8183-149X - Lattes: http://lattes.cnpq.br/3110715527396686 - E-mail: saulomacedo308@gmail.com

Janine Freitas Mota, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1653-9521 - Lattes: http://lattes.cnpq.br/0165171449570945 - E-mail: janine.mota@unimontes.br

Rieuse Lopes, Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2342-3084 - Lattes: http://lattes.cnpq.br/4770299668835899 - E-mail: rieuse.lopes@unimontes.br

Downloads

Publicado

2024-08-20