Ensino das Lutas em Contextos Educativos Não Formais: uma revisão integrativa de metodologias

Autores

  • Felipe Assis Silva Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)
  • Ricardo Ruffoni UFRRJ
  • Ana Paula Cunha Pereira Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

DOI:

https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9186

Resumo

Esta investigação é fruto de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente. O objetivo foi elaborar uma revisão integrativa da literatura centrada na temática de metodologias de ensino aplicadas às lutas em ambientes não formais de educação. Para o alcance deste objetivo, sistematizamos a produção da temática em três fontes de dados distintas: CAPES, LILACS e Scielo. A metodologia pautou-se em uma revisão integrativa de literatura utilizando as seguintes combinações dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), “Artes Marciais” e “Ensino”, “Artes Marciais” e “Método de Ensino” e “Artes Marciais” e “Técnica de Ensino”. Os resultados direcionaram-nos para a discussão de 14 artigos selecionados dentre os 1.219 encontrados. Os filtros aplicados basearam-se em: a) publicações entre 2012 e 2021; b) idioma português; c) ensino em ambientes não formais de educação; d) método ou estratégia de ensino relatados no resumo.  A conclusão apontou para a utilização de algumas estratégias de ensino durante as aulas de lutas e evidenciou que a proposta tradicional e filosófica de ensino, que confere às artes marciais uma relação com o conceito de original, ainda é muito utilizada. Todavia, tais métodos estão sendo abandonados para dar lugar às metodologias centradas nos alunos, considerando suas vivências, experiências anteriores, a ludicidade e a busca pela qualidade de vida.

 

Palavras-chaves: Artes Marciais, Ensino, Método de Ensino, Ambiente Não Formal de Ensino.

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Biografia do Autor

Felipe Assis Silva, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA (2002), Especialização em Ciências do Treinamento de Alto Nível pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (2003) e Especialização em Gestão e Docência do Ensino Superior pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase - UGB (2019), mestrando em Ensino em Ciências da Saúde do Meio Ambiente pelo Centro Universitário de Volta Redonda - UNIFOA (2021), além do curso de Gestão de Projetos pelo Programa de Educação Continuada do Portal Educação. No Sesc Rio (Serviço Social do Comércio) atuou como Coordenador de Esporte e Recreação, 2011/2017, onde participou do processo de desterceirização das modalidades esportivas do estado e mediou o Grupo de Estudos de Lutas. Também atuou como Coordenador Técnico do Projeto Legado Olímpico no Parque Radical de Deodoro, RJ 2018/2019, como Coordenador da Gerência de Lazer do Sesc Rio e hoje está como Coordenador Técnico da unidade Sesc de Barra Mansa. Na Prefeitura Municipal De Volta Redonda, exerceu a função de Diretor do Departamento de Esporte e Paradesporto 2017/2018. Tem experiência na área de Educação Física Escolar (Prefeitura Municipal de Volta Redonda e Setor de Educação Básica do SESI - Serviço Social da Indústria de Volta Redonda) desde 2003. Atualmente é Docente no Curso de Educação Física do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB) das cadeiras Metodologia Aplicada as Lutas, Lutas, História da Educação Física, Teoria do Esporte, Lazer e Recreação e Métodos e Técnicas de Estudo e Pesquisa. Coordenador Técnico da Unidade Sesc de Barra Mansa, Diretor de Esporte do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Esportivo - IBDE e Professor de Educação Física da rede estadual do Rio de Janeiro. Faixa Preta 4 DAN com registro na Federação de Karate do Estado do Rio de Janeiro (FKERJ) e na Confederação Brasileira de Karate (CBK), ministra Cursos Básicos e Avançados de Técnicas de Luta no Karate, com ênfase no Treinamento Técnico, Tático e Físico, além de ministrar palestras referentes ao tema Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate na educação formal e não formal.

Ricardo Ruffoni, UFRRJ

Graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (UCB), com Especialização em Judô (UFRJ). Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (UCB) e Doutor em Gestão do Desporto pela Faculdade de Motricidade Humana (FMH/LISBOA). Professor do Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF). Professor colaborador do Programa do Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia /UFRRJ. Professor Associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, com vasta experiência na área de Gestão Acadêmica, Pedagógica e Educação Física Escolar. Professor da Pós Graduação em Lutas/UERJ. Coordenador do Subprojeto de Educação Física da UFRRJ do Programa de Residência Pedagógica CAPES. Autor de diversos capítulos de livros na área da Educação Física Escolar e de Lutas. Professor de Judô, 7 DAN, formador de mais de sessenta faixas pretas, com forte atuação junto à Federação de Judô do Estado do Rio de Janeiro (FJERJ) e Confederação Brasileira de Judô (CBJ). É Membro da Comissão de Graus e Coordenador Técnico da Equipe Ruffoni de Judô. Líder do grupo de estudo e Pesquisa em Gestão do Esporte - GEPGE. Pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Lutas - IEFD / UERJ e opera na linha de pesquisa da Atividade Física, Cultura e Sociedade. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Ação do Esporte e Relações Étnico Raciais-NUPAERER, bem como, do Grupo de Pesquisa Percepções do Cotidiano Escolar GPPCE. Atuação relevante, principalmente nas seguintes disciplinas: Judô, Lutas, Educação Física Escolar, Estágio Supervisionado, Esportes, História da Educação Física, Educação Inclusiva, Gestão e Marketing Esportivo. Coordenador do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ. Coordenador da Pós-Graduação do Curso Lato Sensu em "Ciências das Lutas". Coordenador Acadêmico da Praça de Esportes da UFRRJ. Coordenador do Subprojeto de Educação Física UFRRJ do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da CAPES PIBID. Coordenador de projetos com apoio da FAPERJ e PROIC. Gestor de Esportes da Chefia do DEL (Departamento de Esporte e Lazer). Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Graduação de Licenciatura em Educação Física da UFRRJ.

Ana Paula Cunha Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2012) com período Sanduíche pela Leeds Beckett University Reino Unido (2011, CAPES), Mestrado em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco UCB (2006) e Graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1993). Atuou como Docente de Educação Física da Rede Estadual de Ensino do Rio de Janeiro desde 1994 e se aposentou no ano de 2020. É Docente do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA (2013) nos Cursos de Licenciaturas em Educação Física e Ciências Biológicas Programa de e também integra o copo Docente do Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (2018). Desde 2018 é membro do Banco de Avaliadores do SINAES BASis INEP/MEC.

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Publicado

2025-04-25