Ensino das Lutas em Contextos Educativos Não Formais: uma revisão integrativa de metodologias
DOI:
https://doi.org/10.33871/23594381.2025.23.1.9186Resumo
Esta investigação é fruto de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente. O objetivo foi elaborar uma revisão integrativa da literatura centrada na temática de metodologias de ensino aplicadas às lutas em ambientes não formais de educação. Para o alcance deste objetivo, sistematizamos a produção da temática em três fontes de dados distintas: CAPES, LILACS e Scielo. A metodologia pautou-se em uma revisão integrativa de literatura utilizando as seguintes combinações dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), “Artes Marciais” e “Ensino”, “Artes Marciais” e “Método de Ensino” e “Artes Marciais” e “Técnica de Ensino”. Os resultados direcionaram-nos para a discussão de 14 artigos selecionados dentre os 1.219 encontrados. Os filtros aplicados basearam-se em: a) publicações entre 2012 e 2021; b) idioma português; c) ensino em ambientes não formais de educação; d) método ou estratégia de ensino relatados no resumo. A conclusão apontou para a utilização de algumas estratégias de ensino durante as aulas de lutas e evidenciou que a proposta tradicional e filosófica de ensino, que confere às artes marciais uma relação com o conceito de original, ainda é muito utilizada. Todavia, tais métodos estão sendo abandonados para dar lugar às metodologias centradas nos alunos, considerando suas vivências, experiências anteriores, a ludicidade e a busca pela qualidade de vida.
Palavras-chaves: Artes Marciais, Ensino, Método de Ensino, Ambiente Não Formal de Ensino.